Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Novembro de 2013 às 19:33

    Imprimir


A produção de arroz da Índia deve diminuir em 2013/14 porque uma recente onda de clima úmido relacionada ao ciclone Phailin danificou lavouras no leste da Índia, disse Trilochan Mohapatra, diretor da estatal Instituto de Pesquisa Central do Arroz ao The Wall Street Journal.


 
Rizicultores projetavam uma safra volumosa, depois que agricultores aumentaram a área plantada após chuvas de monção chegarem mais cedo do que o habitual em muitas partes da Índia. Mas o ciclone que fustigou a costa oriental do país em meados de outubro destruiu até metade da safra em vários distritos dos Estado de Orissa e bolsões do Estado vizinho Andhra Pradesh. Orissa e Andhra Pradesh estão entre as maiores regiões produtoras de arroz da Índia.


 
A tempestade ciclônica - uma das mais fortes que já atingiram a Índia - e os períodos de chuva torrencial que vieram Logo depois destruíram pelo menos 1 milhão de toneladas de arroz em Orissa, afirmou o cientista. Mas a extensão total dos danos só ficará clara no final de novembro.


 
A Índia produziu 104,4 milhões de toneladas de arroz em 2012/13, o que ajudou o país a manter grandes estoques. Com isso, a Índia tomou o lugar da Tailândia como maior exportador de arroz do mundo no ano passado.


 
"O ciclone arrasou as lavouras de arroz em muitas áreas. As fortes chuvas na sequência submergiram a colheita, destruindo completamente o cultivo", disse Mohapatra. No entanto, as plantações de arroz em outros Estados produtores importantes, como Bengala Ocidental, Punjab e Haryana tinham "boa aparência", disse o cientista, o que pode compensar alguns dos danos. A produção total não deve ficar abaixo de 100 milhões de toneladas.


 
Enquanto isso, a distribuição de chuvas de monção deste ano tem sido errática, com outros dois Estados do leste, Bihar e Jharkhand, enfrentando uma seca durante os meses de pico de semeadura de arroz de junho a agosto. Cerca de 90% da safra de arroz da Índia é produzida no verão, enquanto o restante é colhido na temporada de inverno.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4936/visualizar/