Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Novembro de 2013 às 11:54

    Imprimir


A Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE-MT) lança a campanha do seguro defeso aos pescadores durante a época da piracema, que começou este mês, e vai até fevereiro com proibição da pesca. A estimativa é que pelo menos 8,5 mil trabalhadores sejam beneficiados pelo seguro. Desde outubro, aproximadamente, 5,5 mil requerimentos foram solicitados por pescadores no Estado. O número representa cerca de 64,70% do total previsto pelo órgão.


 
Criado para auxiliar pescadores, que durante os meses em que prevalece a piracema não podem pescar nos rios de Mato Grosso, o seguro desemprego é uma assistência financeira temporária.


 
Desde o último dia 07 de outubro, os trabalhos de triagem e recepção dos requerimentos do benefício tiveram início em diversas colônias de pescadores de municípios do interior de Mato Grosso. A previsão de pagamento da primeira parcela do seguro é no dia 5 de dezembro, para trabalhadores das bacias do rio Amazonas e Paraguai, e dia 1º de dezembro para aqueles do rio Araguaia. Até 2014, outras três parcelas ainda serão pagas aos pescadores.


 
Além de incluir os beneficiados no seguro, a SRTE-MT está atuando também na divulgação de informações a respeito do programa, com a distribuição de cartilhas nas colônias de pescadores. Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, explica que a cartilha traz todos os dados necessários para que os trabalhadores tenham conhecimento de seus direitos sobre o seguro.


 
“Respondemos as principais dúvidas dos pescadores com informações atuais. Na cartilha eles terão acesso às novidades deste ano e do próximo sobre o seguro, além das datas de início e fim dos pagamentos. Outro item da cartilha é o calendário de visitas às colônias de pescadores. Com isso, eles saberão quando a SRTE estará passando pelos locais”, acrescenta.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5084/visualizar/