Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 07 de Novembro de 2013 às 10:45
Por: Ronaldo Pacheco

    Imprimir


Maurício Barbant / AL-MT
Pré-candidato do PSD, José Riva e o ministro interino Henrique Paim, da Educação, entregam chaves de ônibus escolar ao p
Pré-candidato do PSD, José Riva e o ministro interino Henrique Paim, da Educação, entregam chaves de ônibus escolar ao p
Embora seja pouco citado, o PSD ainda mantém viva a expectativa de lançar candidato próprio ao governo de Mato Grosso, em 2014. O deputado estadual José Riva (PSD), presidente afastado da Assembleia Legislativa, é o principal nome da agremiação para a disputa de cargo majoritário, mas enfrenta entraves judiciais. Já o vice-governador Chico Daltro, presidente da Executiva Estadual, que defende publicamente o nome de Riva, seria uma alternativa, caso assuma o governo em abril de 2014, em substituição ao governador Silval Barbosa (PMDB), que pode renunciar para sair candidato ao Senado. 


 
José Riva garantiu que, por sua envergadura, o PSD pleiteia o governo do Estado ou Senado da República, para bater o martelo na hora de fechar alguma coligação. Ele recorre à robustez da agremiação, que teve resultados auspiciosos nas eleições municipais, em 2012, sendo capaz de ser fiel da balança para contribuir na eleição do próximo governador.


 
“O PSD, pela sua dimensão, é o partido que tem o maior número de prefeitos, de vice-prefeitos e vereadores, que tem o maior diretórios organizados, estando nos 141 municípios com certeza vai participar ativamente neste pleito”, observa ele. José Riva defende que o partido não abra mão de encabeçar uma chapa e somente após a definição interna é que iniciará o diálogo com outras legendas.


 
“Não vamos falar em alianças até a definição sobre a candidatura majoritária. Se o partido tiver candidatura majoritária o tratamento será outro”, argumenta o parlamentar social democrata.


 
Riva entende que um dos princiais nomes cotados para disputar um cargo majoritário é do vice-governador Chico Daltro, atual secretário de Estado das Cidades. Diante da indefinição da saída ou não do governador Silval Barbosa (PMDB) para disputar o Senado, o PSD já anunciou que o vice-governador disputará algum cargo eletivo.


 
“O vice-governador é uma grande liderança do partido. Ainda não sabemos para qual cargo ele irá disputar, mas ele tem que disputar a eleição”, pontua o presidente da Assembleia. Daltro tem condições de ser candidato a governador, senador ou deputado federal, segundo Riva, com amplas possibilidades de êxito.


 
Riva confirmou ainda que Daltro e o secretário Meraldo Sá, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Famliar, pré-candidato a Assembleia Legislativa, devem se desincompatibilizar no final do ano das Secretarias de Cidades e Desenvolvimento Rural, respectivamente, para disputarem as eleições de 2014. A exoneração no final do ano é uma exigência do governador Silval Barbosa para os secretários que pretendem disputar a eleição.


 
Outra representante do PSD no staff do Governo, a esposa do deputado, Janete Riva, que é secretária de Cultura, também está em "stand by" para disputar a eleição. O deputado, que já anunciou que não vai disputar a eleição para mais um mandato na Assembleia Legislativa, pretende lançar alguém da sua família a Assembleia Legislativa para dar sequência a sua trajetória no parlamento estadual.


 
Em família


 
A reportagem do Olhar Direto apurou Inicialmente, a filha do casal, Janaína Riva (PSD), era a mais cotada para suceder o pai. Todavia, o deputado já considera a possibilidade de lançar a esposa. “Em princípio, a nossa candidata [a deputada estadual] é a Janaína, mas a Janete tem prioridade em relação a isso. Ela já foi candidata a vice-governadoria, foi uma primeira-dama atuante em Juara e uma Secretaria que alguém já percebeu o quanto mudou a Cultura com o trabalho dela, muito eficiente. Seria uma ótima deputada”, pontua Riva.


 
José Riva alerta que o seu genro, vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD), presidente da Câmara de Cuiabá, não será candidato nas eleições de 2014. “Ele é vereador, vai permanecer no mandato, disputar a reeleição e aí sim pode pensar outro cargo”, justifica Riva.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5089/visualizar/