Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Março de 2012 às 15:02
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Mato-grossense concorreu ao Miss Surda Brasil em Fortaleza (CE). (Foto: Assessoria/ Prefeitura de Campo Verde-MT)
Mato-grossense concorreu ao Miss Surda Brasil em
Fortaleza, no Ceará.
(Foto: Assessoria/ Prefeitura de Campo Verde-MT)



A mato-grossense Reany Oliveira, de 23 anos, segunda colocada no concurso Miss Brasil Surda, realizado no último final de semana em Fortaleza, no Ceará, se prepara para concorrer ao Miss Surda Internacional, previsto para julho deste ano e revela ter o sonho de representar o estado, mostrando que a falta de audição não é uma barreira. Com a ajuda de uma intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), ela disse ao G1, por telefone, ter ficado surpresa com o convite dos organizadores do evento que deverá ser realizado nos Estados Unidos.

De acordo com Reany, antes a previsão era que participasse do concurso internacional somente a primeira colocada no concurso. No entanto, ela foi convidada, mas assim como no Miss Brasil Surda terá de contar com a ajuda de patrocinadores para custear as despesas com a viagem.

Reany não nasceu surda e aos sete meses teve infecções no ouvido que causaram a deficiência auditiva profunda, fazendo com que ela tivesse apenas 10% da audição. Ela cursa Pedagogia em uma universidade particular de Campo Verde (MT), o qual irá concluir ainda neste ano, e dá aulas de Libras nas escolas da rede pública de ensino.

Apesar de ter ficado em segundo lugar, Reany se considera vitoriosa, principalmente por ser a primeira vez que representou Mato Grosso em outro estado. “Já me sinto vitoriosa por chegar até aqui. Não vou desistir e outras oportunidades virão”, disse a candidata sobre o primeiro concurso voltado para os surdos.

Reany está prestes a concluir o curso de Pedagogia. (Foto: Divulgação)
Reany está prestes a concluir o curso de Pedagogia.
(Foto: Divulgação)



Reany contou ao G1 que desde criança sonhava em desfilar e que já venceu dois concursos de miss: uma vez como miss Campo Verde e outro como miss Expovale, festa de exposição agropecuária da cidade. “Já pensei em desistir, mas minha mãe sempre me incentivou muito e não é o preconceito das pessoas que vai me deixar triste e me desanimar. Vou em busca dos meus sonhos”, enfatizou.

A estudante revelou que antes do concurso aumentou os cuidados com a beleza, embora afirme que sempre se preocupou com a aparência. Ela disse que alguns dias antes do desfile intensificou os cuidados com os cabelos, além de controlar a alimentação.

Para ela, o concurso foi de extrema importância para quebrar barreiras e permitir que os surdos mostrem o seu potencial. “O concurso serviu para estimular a comunidade surda a participar e mostrar que não tem barreiras para os surdos”, avaliou. A maior dificuldade dos surdos, conforme a universitária, é a comunicação, pois são poucas pessoas que dominam a Libras.

Reany afirmou que ficou sabendo do concurso por meio de um site de relacionamento da internet. Segundo ela, os organizadores viram as fotos dela e acharam que ela tinha perfil para desfilar. "Os organizadores viram minhas fotos e me acharam bonita e que chamava a atenção, inteligente e uso a libras para me comunicar”, citou





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/55489/visualizar/