Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 03 de Janeiro de 2014 às 23:27

    Imprimir


A alcaparra é uma cultura de origem europeia, da região do Mediterrâneo, pouco comum no Brasil. A planta, mais cultivada em regiões de clima seco, está se adaptando bem ao frio e à umidade da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.



 
No município de Brazópolis, no sul de Minas Gerais, uma região de serra que apresenta grande variação de temperatura, fica a plantação de alcaparras do agricultor Sergio di Petta, que começou o cultivo há 13 anos.



 
Apesar de estarem há mais de dez anos no sul de Minas Gerais, as plantas continuam se adaptando ao clima da região. O produtor continua aprendendo a lidar com a cultura, que precisa de uma proteção de plástico que forma uma espécie de estufa. No ponto sem plástico a planta fica exposta ao sol e principalmente a umidade e não vinga.



 
A lavoura do produtor tem 50 pés da planta. A produção rende por ano cerca de 200 quilos. Cada quilo é vendido por uma média de R$ 50. Após a colheita a alcaparra é colocada para curar no sal. Depois de lavada, a cultura, que muda de coloração de verde para marrom, está pronta para a comercialização.



 
“É pouquíssima coisa para alguns gourmets de Campos do Jordão e de São Bento do Sapucaí. Se tivesse mais quantidade, venderia tudo”, diz Sergio di Pretta.



 
O técnico da Emater Brazópolis foi ao sítio conhecer os pés de alcaparra e se surpreendeu, já que não existem muitas informações sobre o cultivo no Brasil. “Como isso é totalmente manual. O produtor agrega valor dentro da propriedade. É uma renda diferenciada dentro da propriedade”, diz Augusto César.


 
A colheita da alcaparra vai de agosto a fevereiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/567/visualizar/