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Sábado - 18 de Fevereiro de 2012 às 22:09

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O tráfego na MT-235, Rodovia da Produção, que liga os municípios de Nova Mutum a Santa Rita do Trivelato foi liberado após 3 horas de manifestação de caminhoneiros, neste sábado (18) à tarde. Eles se concentraram na praça de pedágio cobram solução para um atoleiro, no trecho ainda não asfaltado, a cerca de 60 km de Mutum. Mesmo sendo uma rodovia estadual, o prefeito Lírio Lautenschlager (PMDB) esteve no local e comprometeu-se em solucionar o problema, utilizando maquinários do Município. O presidente da câmara, Luiz Carlos Gonçalves, defendeu que o Governo mande, posteriormente, uma patrulha mecanizada para o local e resolva o problema.

Carretas e caminhões carregados ficaram atolados e saíram com auxílio de trator. Os motoristas estão indignados porque pagam pedágio (cerca de R$ 52 por carreta bitrem) e o problema com o atoleiro não é solucionado. Eles deixaram claro que, se o problema no trecho não for resolvido até a próxima segunda (20), podem trancar a rodovia novamente. Neste sábado, as filas foram de aproximadamente 3 km no sentido Trivelato-Nova Mutum.

O asfaltamento dos 38,8 quilômetros que faltam ser feitos está previsto para este ano. A expectativa da Associação dos Beneficiários da Rodovia da Produção e da concessionária era que 15 quilômetros fossem executados até dezembro passado, mas a necessidade de readequar o projeto atrasou a licitação.

Segundo Nestor Poletto, presidente da associação e da concessionária, o projeto foi refeito. Em razão de uma medida editada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), licitações para obras de asfaltamento, só podem ser lançadas tendo por base o projeto executivo e não mais o projeto simples. Ainda em outubro, o projeto foi protocolado novamente na Secretaria de Estado de Pavimentação e Transporte Urbano (Setpu) e o TCE deu parecer positivo, de maneira que o edital estaria prestes a ser publicado, o que ainda não aconteceu.

O orçamento do Estado previa R$ 10 milhões para a obra em 2011, recurso que seria suficiente para executar 15 quilômetros. Os trabalhos na MT-235 iniciaram em 2003 e já estão asfaltados 77 km. A readequação foi para ajustes no traçado, nas imediações do rio Alegre, bem como a mudança do local da ponte sobre o rio Moderno. Foram feitas também mudanças em algumas curvas, que no projeto inicial eram bastante acentuadas.






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