Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quinta - 02 de Fevereiro de 2012 às 08:20
Por: ADILSON ROSA

    Imprimir


Homicídios: o tráfico e o uso de drogas continuam sendo os maiores fatores de violência
Homicídios: o tráfico e o uso de drogas continuam sendo os maiores fatores de violência
O mês de janeiro fechou com 30 assassinatos na Grande Cuiabá, um número 10% inferior ao mesmo período do ano passado que registrou 33 execuções. Dos 30 assassinatos, 14 ocorreram na Capital e 16 em Várzea Grande que, em números gerais, encerrou os primeiros 30 dias mais violenta que Cuiabá. No último fim de semana foram nove execuções, sendo seis na Cidade Industrial. Os números são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Para policiais plantonistas, não existe uma explicação plausível para o ano começar tão violento e tampouco para que Várzea Grande tenha registrado mais execuções. Os policiais lembraram que, dos 30 homicídios, houve apenas um caso de latrocínio (roubo seguido de morte).

Os policiais acrescentam que o latrocínio indica mais violência ainda, pois são casos em que as vítimas são assaltadas e muitas vezes, sem mesmo reagir, acabam baleadas e mortas. De um latrocínio foi vítima o teólogo Joel Costa Nunes, de 33 anos, assassinado a tiros por ladrões que tentaram roubar sua motocicleta.

Entre os principais motivos dos assassinatos está o tráfico de drogas onde, de uma forma ou de outra, tanto vítima como autor da execução estão envolvidos com entorpecentes. “São casos de usuários de drogas que acabam não pagando a cocaína ou maconha e são mortos pelos traficantes”, explicou um policial.

A lista dos motivos se completa com brigas em bares motivadas por pessoas embriagadas que, por motivos banais, acabam atirando ou perfurando à faca a vítima simplesmente porque estava com uma arma em seu alcance.

Nessa lista está o segurança Edvaldo Vicente da Conceição, de 37 anos, morto a tiros pelo taxista Lucas Ribeiro de Souza. Os dois estavam ingerindo bebida alcoólica em um lava-jato do Jardim Marajoara. Em dado momento, os dois discutiram e, como estava armado, o taxista atirou várias vezes na vítima, que morreu no local.

Entre os casos que mais chocaram a sociedade está o duplo assassinato de duas crianças, mortas a facadas no último domingo, na região do Cristo Rei, pelo líder comunitário Francisco da Silva. Ele matou as meninas Franciele Rodrigues de Moraes e Stefane Lorrayne Souza Silva, de 13. Gabryel Castro Rocha, de 14, ficou ferido após se livrar dos golpes de faca.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/60611/visualizar/