Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 25 de Outubro de 2013 às 14:57

    Imprimir


Vereadores de dezessete municípios da região Norte se reuniram com o deputado José Riva (PSD) solicitando apoio para solucionar problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores e emperram o desenvolvimento econômico e social. Ela foi liderada pela presidente da UCMMAT (União das Câmaras Municipais de Mato Grosso), a vereadora por Colíder Ismaili Donassan (PSD).
 
Ismaili destacou que a questão da saúde é prioridade, já que dela depende o bem estar de milhares de moradores das comunidades mais distantes da Capital. "Saúde é fundamental e a entidade que representa todos os vereadores de Mato Grosso está empenhada em buscar soluções que melhorem a qualidade de vida do cidadão do interior. Mas a questão da infra-estrutura viária e urbana também merece toda a atenção, já que a economia regional depende destas melhorias para viabilizar a produção e especialmente o escoamento da safra", explicou.
 
Segundo o vereador Rica, de Colíder, na questão da saúde o problema está na forma como o Estado administra o hospital de referencia regional no município. O vereador confirmou a tese que vem sendo levantada desde o início do ano pelo deputado Riva: o sistema de gestão através das organizações sociais de saúde (OSS) não resulta em um atendimento de qualidade para a população.
 
"Antes da entrada da OS nós tínhamos dezesseis especialidades em Colíder e hoje nós perdemos boa parte destes atendimentos, prejudicando a população e obrigando os pacientes a procurar atendimento na Capital ou em outros polos regionais. Uma das principais especialidades, a neurologia, que atendia não só a região de Colíder, mas a população de seis municípios vizinhos e até pacientes do sul do Pará, está prejudicada. E hoje recebemos a garantia do empenho do deputado Riva para ajudar a resolver este problema do hospital de Colíder", informou.
 
Outro assunto discutido foi a questão das emendas parlamentares ao orçamento do Estado em 2014, para investimento nos municípios. A vereadora Iracema Formigoni de Nova Canaã, por exemplo, solicitou emenda de R$ 300 mil para pavimentação asfáltica no município e também os equipamentos hospitalares para as novas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) que serão inauguradas.
 
Reuniões semanais- O deputado José Riva garantiu apoio político às reivindicações dos vereadores, que serão tratadas diretamente com o governador já na próxima semana. O objetivo é construir um acordo para resolver estes e outros problemas que afetam a região.
 
Riva lembrou que é muito salutar a preocupação dos vereadores em se organizar através da UCMMAT na busca de soluções imediatas, já que a união de esforços apressa o encontro de alternativas para os problemas da população.
 
"Os vereadores são a base do sistema representativo e convivem com esta realidade preocupante. Eles são cobrados diariamente pela população em busca da plenitude dos seus direitos, que começa pelo direito à saúde de qualidade, a estradas em boas condições, a educação, enfim, às necessidades básicas do cidadão".
 
O deputado informou ainda que a partir de agora vai abrir espaço em sua agenda semanalmente para receber as reivindicações dos vereadores das diferentes regiões. "Desta forma será possível atualizar as informações sobre as demandas mais urgentes, fazer uma radiografia das necessidades de cada região e buscar soluções que interessam a todos", disse Riva.
 
Visitas- A presidente da UCMMAT disse que a reunião faz parte de uma nova estratégia da entidade para melhor atender os vereadores dos 141 municípios. Na semana passada Ismaili deu inicio a uma série de visitas pelas cidades de MT. O trabalho começou pela região norte, em reuniões com os vereadores das cidades de Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta.
 
"Cumprindo um dos meus compromissos de campanha, vamos visitar os vereadores de todos os municípios, ouvindo os parlamentares e suas reivindicações e os problemas enfrentados em seus municípios".

Outra iniciativa já em andamento são as parcerias com entidades públicas e privadas para capacitação em gestão. Uma delas foi concretizada recentemente através de um termo de cooperação técnica entre a UCMMAT e Associação de Municípios (AMM) com as secretarias de Estado de Administração e de Ciência e Tecnologia.
 
O primeiro curso a ser oferecido (via internet) é o de Aperfeiçoamento em Gestão Pública, destinado aos vereadores e servidores públicos estaduais e municipais.
 
Serão duzentas horas de aula, versando sobre elaboração de projetos para captação de recursos federais, elaboração de contratos e gestão de convênios, licitações, contabilidade pública, orçamento público, atendimento e desenvolvimento de lideranças.
 
O curso será gratuito e as inscrições poderão ser realizadas através do site www.escoladegoverno.mt.gov.br. Ao final o concluinte terá direito a certificado de aperfeiçoamento fornecido pela Escola de Governo, que poderá ser utilizado para progressão funcional na carreira.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6087/visualizar/