Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 25 de Outubro de 2013 às 11:49

    Imprimir


Pelo menos seis emissários do vice-presidente Michel Temer (PMDB), entre os quais pesos-pesados da estirpe do senador Waldir Raupp (RO), presidente nacional; e deputado federal Carlos Bezerra, presidente da Executiva Estadual; estão incumbidos de iniciar o processo de convencimento do governador Silval Barbosa (PMDB) a aceitar entrar na disputa pelo Senado da República, em 2014. O PMDB possui a maior bancada no Senado e, em 2014, dependendo do cenário, corre o sério risco de definhar na principal Casa do Poder Legislativo brasileiro.


Em todas as entrevisas recentes para o Olhar Direto, Silval tem deixado implícita sua vontade de permanecer na chefia do Poder Executivo de Mato Grosso até dezembro de 2014.

Atualmente, o PMDB possui a maior bancada individual, com 18 senadores. Na sequência, aparecem PT (13) e PSDB (10). Os demais são considerados coadjuvantes. Com décadas de experiência no exercício do poder e hoje na Vice-Presidência da República, Michel Temer sabe muito bem o que é ter “mais uma cadeira” no Senado, rezando na cartilha peemedebista e, por isso, investe em Silval.

A cúpula peemedebista classifica a candidatura de Silval como essencial, porque o Palácio do Jaburu avalia o governador de Mato Grosso possui reais condições de vitória. “Para manter a maior bancada [no Senado], o PMDB está mapeando os melhores nomes em cada Estado”, revela um privilegiado interlocutor de Waldir Raupp.

Em sua passagem por Brasília, nesta quina-feira (24/10), Silval foi assediado por diferentes líderes peemedebistas. Neste ano, o PMDB realizou mais de 10 encontros regionais em Mato Grosso e o governador compareceu em apenas um: a convite do filho, secretário geral da Executiva Estadual, Rodrigo da Cunha Barbosa, esteve no encontro de Várzea Grande.



Bancada robusta no Senado significa cargos no governo federal, principalmente envergadura para pleitear ministérios. A postura do PMDB no Senado tem sido decisiva na em pauta de votação. “Sem dúvida, Silval possui perfil para chegar ao Senado com aval da maioria esmagadora dos eleitores mato-grossenses”, defendeu Carlos Bezerra, no Encontro de Várzea Grande.

Ao anunciar a inauguração de obras da Copa do Pantanal, ontem (23/10), no Salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás, Sival disse que todo seu esforço no momento está voltado para o governo. “Não anunciei que sou candidato nem que não sou. Neste momento, estou focado em preparar Cuiabá para que o evento Copa do Mundo saia com sucesso”, repetiu Silval.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6113/visualizar/