Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 20:29

    Imprimir


A Assembleia Legislativa aprovou a criação, por parte do governo do Estado, de linhas de crédito para subsidiar a instalação de sistemas de captação de água de chuva e a construção de cisternas. A medida visa garantir água para limpeza de calçadas, rega de jardins, limpeza de automóveis, higiene dos animais, banheiros e vários outros fins durante o período de seca.

De acordo com o projeto aprovado, que aguarda a sanção governamental para se tornar Lei, o incentivo vale para proprietários de imóveis residenciais, comerciais e rurais e também prevê o financiamento de projetos e estudos técnico-científicos que visem aprimorar o sistema de coleta da água de chuvas, seu armazenamento e utilização.

Autor do projeto, deputado estadual Mauro Savi (PR), ressalta que nos últimos três anos, o Brasil conseguiu construir mais de 100 mil cisternas, capazes de armazenar cerca de 1,5 bilhões de litros de água, na região em que ela mais faz falta, o semi-árido brasileiro, na região Nordeste. “Já passou da hora do Estado, principalmente os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, adotar essa prática também, pois sabemos que na época da seca a falta de água é constante”, ponderou.

O parlamentar também observa que a coleta de água da chuva é comum em muitas partes do mundo. Normalmente a água é recolhida dos telhados da casa e armazenada em cisternas ou mesmo em recipientes que vão desde pequenos baldes até grandes tanques. (Ascom) W.S





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/65957/visualizar/