Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 03 de Dezembro de 2011 às 16:25

    Imprimir


Segundo a Polícia, a maioria dos assassinatos na Grande Cuiabá tem como motivação tráfico de drogas
Segundo a Polícia, a maioria dos assassinatos na Grande Cuiabá tem como motivação tráfico de drogas

A Grande Cuiabá (Capital e Várzea Grande) conseguiu quebrar mais um recorde negativo. Com dois assassinatos nas última horas, a Polícia chegou à marca de 355 assassinatos, neste ano, um recorde absoluto.

Se se levar em conta que ainda faltam 28 dias para o término do ano, o aspecto negativo desse recorde poderá ser maior ainda.

A última vez em que se chegou a um patamar tão elevado foi em 2001, com 384 execuções. Desde então, os números estava caindo, até se “estabilizar” na faixa de 310 execuções.

Para se ter idéia, no ano passado, o 300º assassinato ocorreu no dia 10 de dezembro. Esse número chegou mais cedo, neste ano – foi no final de outubro.

O ano passado fechou com 324 execuções, somadas as de Cuiabá com Várzea Grande. Novembro terminou com 30 execuções, sendo 18 em Cuiabá e 12 em Várzea Grande.

No entendimento de policiais da DHPP, meses com mais de 30 assassinatos também contribuíram para o aumento do número de homicídios, pois a média em 10 meses foi de 32 assassinatos - média de mais de um por dia. 

Os policiais destacam que não existe uma explicação plausível para o recorde de assassinatos na Grande Cuiabá, mas lembraram que cerca de metade das execuções tem como motivação o tráfico de drogas.

“Tráfico, de uma forma ou de outra, pois é sempre quando a vítima é usuária e não paga o traficante e acaba sendo executada”, observou um policial. 

A lista se completa com crimes de acerto de contas, envolvendo rixa, crimes de mando – onde aparece o pistoleiro e o mandante – e também e crime passional (motivado por paixão).

Como crime de mando, os policiais citam a morte do jornalista Auro Ida, assassinado com tiros de pistola, no bairro Jardim Fortaleza, na periferia de Cuiabá, em julho deste ano.

Como exemplo de rixa está a execução do empresário Adriano Henrique Maryssael de Campos, dono do Restaurante Adriano, a tiros, aos 73 anos, no dia 21 de junho, dentro da agência bancária do Itaú, na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66709/visualizar/