Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 25 de Novembro de 2011 às 14:14
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


O Reitor “Pro Tempore” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, José Bispo Barbosa se reuniu nesta manhã de sexta-feira, dia 25 de novembro, com o governador do Estado, Silval Barbosa; o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli) e o empresário, Juarez Ductievicz, para tratar sobre a doação de uma área de 10 hectares para o IFMT, além da infraestrutura necessária para implantação e acesso ao campus, como terraplanagem, asfalto,energia, água, luz e internet. Também participou da reunião a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli Neder que tratou da doação de uma área de 80 hectares para a construção de um campus da UFMT em Várzea Grande e do Hospital Universitário.

Tanto a área para o Instituto Federal de Mato Grosso como para a Universidade Federal de Mato Grosso estão localizadas na região Chapéu do Sol, próximo a Rodovia Mario Andreazza e Distrito de Passagem da Conceição, em Várzea Grande. Dos 100 hectares, 10 serão para o IFMT, 80 para a UFMT e 10 para área de preservação ambiental. As duas instituições federais de ensino serão vizinhas de área.

O prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, declarou que o município dá um passo importante na vinda da UFMT e IFMT, e que a reunião definiu projetos para o início do ano, como a doação do terreno e apresentação dos projetos. “A prefeitura de Várzea Grande, o governo do estado e o governo federal estão unindo esforços para trazer essas duas instituições de ensino que ficarão na mesma área doada. Além disso, o governador sinalizou positivamente para a doação da infraestrutura básica para a construção ”, disse o prefeito.

O Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, destacou que a fonte de recursos para implantação do campus de Várzea Grande já está garantida pelo governo federal e que a previsão de inicio das obras é para 2012 com previsão de inauguração para 2013. Sobre quais serão os cursos ofertados, o reitor explicou que será feita uma pesquisa de mercado com os empresários e audiências públicas com a população para definição. Já o número de vagas, ele frisou que serão ofertadas 1.200 vagas, entre o Ensino Técnico (Ensino Médio Integrado, Subsequente e Proeja) e Superior (Licenciaturas, Tecnologias e Bacharelado). Os dois reitores solicitaram ainda ao governador a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para energia elétrica para o IFMT, UFMT e Unemat.

O empresário, Juarez Ductievicz, proprietário da incorporadora Chapéu do Sol, falou que irá doar 100 hectares para o município de Várzea Grande que fará o repasse dos terrenos para as duas instituições de ensino e mais 100 hectares para a construção de um Centro Tecnológico. Sobre a doação das áreas, ele frisou que “temos que levar o progresso para o Estado como para o município, e que a vinda do IFMT e UFMT irá desenvolver a região”.

A Reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder ressaltou que a universidade planeja trazer cursos de engenharia e tecnologia para o campus e serão ofertadas de 350 a 400 vagas por ano. Todavia, ela salientou que em contrapartida precisa da garantia de infraestrutura, como energia, internet, água, luz, entre outros. Maria Lúcia Cavalli Neder também discutiu sobre a construção do novo Hospital Universitário.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67734/visualizar/