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Politica MT
Sexta - 25 de Novembro de 2011 às 08:08

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O senador Pedro Taques (PDT-MT) manifestou apoio, na quinta-feira (24.11), ao senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que anunciou em Plenário que solicitará aos presidentes das comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) uma audiência conjunta para ouvir o ministro Mário Negromonte, das Cidades, sobre denúncias de irregularidades relacionadas à obras de infraestrutura da Copa em Cuiabá. A denúncia foi publicada nesta quinta-feira (24) no jornal O Estado de S. Paulo.

"Essa mudança de conteúdo técnico por vontade ou conveniência política revela, no mínimo, prevaricação. Porque aí ocorre a mudança de dados técnicos do modal de transporte por motivação pessoal, acarretando prejuízos ao povo mato-grossense e brasileiro. Isso é motivo de muita preocupação para todos nós”, afirmou o senador Pedro Taques, em aparte.

O pedetista ressaltou que, cumprindo sua função Constitucional de agente fiscalizador, já encaminhou ofício ao ministro das Cidades solicitando informações sobre as denúncias publicadas.

Álvaro Diaas elogiou a postura do mato-grossense afirmando que, embora faça parte da base o governo, "Pedro Taques tem atuado na defesa da licitude na aplicação dos recursos públicos”.

Além da denúncia de suposta fraude na mudança de modal de transporte em Cuiabá, Dias cobra explicações do ministro das Cidades a respeito da existência de um mensalão do PP; desvio de recursos no Programa Minha Casa, Minha Vida; e verba para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que promoveu uma "Festa do Bode", no interior da Bahia.

Em todas as denúncias sobre corrupção ou ilegalidades em Ministérios, Pedro Taques assinou ou concordou com o chamamento de ministros ao Congresso para explicações. Taques já assinou, inclusive, pedidos de abertura de CPI contra ministros.

Denúncia - Conforme revelou o Jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério das Cidades, com aval do ministro, aprovou uma fraude para respaldar tecnicamente um acordo político entre o governo Estadual de Mato Grosso e o Governo Federal, autorizando a mudança do projeto de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. A diretoria de Mobilidade Urbana assinou um parecer forjado recomendando o VLT como modal de transporte a ser implantado em Cuiabá, substituindo o projeto original, que era uma linha rápida de ônibus, o chamado Bus Rapid Transit (BRT).

O parecer original era contrário a mudança por conta da majoração do valor em cerca de R$ 700 milhões, além de prazos exíguos para a conclusão da obra. Para o parecer favorável, conforme O Estado de S. Paulo, a equipe do ministro derrubou um estudo interno de 16 páginas que alertava para os problemas, como a falta de estudos comparativos entre as duas modalidades de transportes.






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