Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 15 de Outubro de 2013 às 17:18

    Imprimir


O deputado estadual Antônio Azambuja (PP) e o vereador por Cuiabá, Maurélio Ribeiro (PSDB), ambos médicos, visitaram nesta terça-feira o Hemocentro, o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) com objetivo de verificar as condições estruturais, de atendimento, coletar sugestões e reclamações para depois produzir um relatório que será enviado ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao secretário de estadual de Saúde, Mauri Rodrigues, alvo de uma ordem judicial para afastar-se do cargo.

Reprodução/TV Record Cuiabá
Até um rato foi encontrado dentro do MT Laboratório durante visita de 2 parlamentares

Além das várias reclamações de pacientes e de servidores, até um rato foi localizado dentro do MT-Laboratório. A presença do roedor causou surpresa nos parlamentares, mas não nos servidores. Isso porque os funcionários denunciaram que essa não é a primeira vez que encontram animais dentro da unidade.

Disseram que a existência de terrenos baldios ao redor e também a estrutura antiga que apresentam condições de infraestrutura precárias favorecem a entrada de ratos. No prédio, funcionários também denunciaram e mostram obras inacabadas e disseram que só existe um banheiro de uso comunitário entre os servidores de ambos os sexos.

Na visita, os parlamentares também ouviram queixas de pacientes sobre a falta de insumos, pois até curativos estariam sendo feitos somente com soro e óleo.

A demora para atendimento e realização de exames também foi denunciada por um paciente. Ele precisa realizar um exame de ultrassonografia, mas foi informado que só há vaga para abril de 2014. Servidores da unidade também mostraram as condições precárias de infraestrutura que convivem e denunciaram que o raio-X também está quebrado.

Azambuja que é presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, ressaltou que o objetivo da visita é produzir um relatório mostrando os problemas das unidades ao governador e ao secretário de saúde, para que tomem atitudes no sentido de promover adequações e melhorias.

Já o vereador Maurélio Ribeiro explicou que embora a unidade seja estadual, é preciso que o Legislativo Municipal também a fiscalize, pois atende demanda de Cuiabá e caso não atenda os usuários a contento, a rede municipal acaba sobrecarregada, pois os pacientes vão até as unidades do município em busca de atendimento.

Outro lado:

Reprodução/ TV Record Cuiabá
Daniele Beatrice confirmou parte dos problemas e negou outros; disse que não existe má vontade da direção e nem dos servidores

Daniele Beatrice, assessora da diretoria do Cermac, negou algumas irregularidades e confirmou outras. Negou a falta de insumos e disse desconhecer a demora de até 6 meses para realizar uma ultrasonografia. Ela disse que a demanda é muito grande, mas não demora tanto assim.

Sobre a máquina de raio-x, Daniele disse que de fato estava quebrada há 10 meses, mas sustenta que o equipamento foi consertado na semana passada.

Sobre a presença do rato na unidade ela não comentou. Afirmou ainda que a direção tem se empenhado para reformar e promover melhorias no local. Disse também que as dificuldades existem, mas não são por má vontade da unidade e nem dos servidores.

O Cermac funciona das 7h às 17h e realiza cerca de 100 procedimentos cardiovasculares por dia. No local, trabalham 204 servidores para oferecer atendimentos nas áreas de pneumologia, dermatologia, DST/Aids e hepatite.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6855/visualizar/