Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 03 de Novembro de 2011 às 07:54
Por: Kamila Arruda

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Meraldo Sá (PSD) se mostra insatisfeito com a decisão do governo Silval Barbosa (PMDB) de que 30% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) seja destinado as obras da Copa do Mundo. “Eu acho um absurdo”, dispara Meraldo, que comanda Acorizal, um dos municípios que ajudarão a pagar a “fatura”, mesmo não recebendo os benefícios dos jogos mundiais.

Ao se posicionar contrário a alteração, Meraldo fortalece o movimento contrário a destinação dos recursos para pagar as obras da Copa de 2014. Recentemente, o presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, Aluízio José Bassani, encaminhou um ofício a Silval e ao presidente da Assembleia José Riva (PSD) criticando a decisão.

Meraldo, por sua vez, lembra que a AMM sugeriu uma nova composição do ICMS, que prevê a destinação de 25% do Fethab para os municípios. De acordo com o presidente, a proposta do novo índice de cálculo do ICMS, irá promover uma partilha mais justa da arrecadação do imposto entre os municípios. “Com esse novo cálculo, incluindo o do Fethab, nenhum dos municípios perde, pelo contrário, aumentaria a receita”, ressalta Meraldo.

Ele argumenta, entretanto, que a AMM tem encontrado muitas dificuldades já que grande parte do Fethab é destinada para outros fins, como por exemplo a Copa do Mundo. Para ele, os jogos mundiais são importantes, mas vão beneficiar, principalmente, Cuiabá e Várzea Grande. “Nós somos 141 cidades. Não estou vendo ganhos para os outros municípios”, ressalta.

Assim, segundo ele, a esperança é que o governo consiga renegociar 100% da dívida do Estado, criando uma flexibilidade no caixa e podendo assim atender o pleito.





Fonte: Rdnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/70411/visualizar/