Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 20:18

    Imprimir


Os deputados aprovaram na sessão matutina, hoje, um requerimento para convocação do secretário Éder Moraes, que responde pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Ele deverá esclarecer sobre a compra de dez veículos Land Rover, equipados com tecnologia russa para atuar na fiscalização da fronteira de Mato Grosso. "É preciso prestar contas à Assembleia Legislativa sobre os detalhes do procedimento, já que esta iniciativa poderia ser feita pela pasta de Segurança Pública", pontuou o presidente da Casa, deputado José Riva (PSD).

A data da sabatina ainda não foi agendada. Para Riva, a aprovação do requerimento apenas reforça a atuação do Poder Legislativo em ajudar na governabilidade, mas sem deixar de fiscalizar os atos do governo. Ele disse que o poder de fiscalização da Assembleia está expresso e a AL tem procurado exercer o seu papel. "Essa ação, assim como as demais, precisam ser fiscalizadas", completou.

Contudo, destacou a ação como importante ao estado, que tem 700 quilômetros de fronteira, o que exige investimentos pesados para combater crimes organizados como o tráfico de drogas e armas. Segundo ele, não se trata simplesmente da aquisição de dez Land Rover. Mas da aquisição de equipamentos que farão a segurança da área de fronteira "e, logicamente, aprovamos essa ação", explicou Riva, alertando que a Secopa deveria ficar restrita a questões voltadas à Copa do Mundo.

Também disse que já receberam a informação de que os equipamentos, de última geração, estão com preços compatíveis de mercado. "Vamos verificar isso [preços], até porque sabemos que os equipamentos são necessários e que os investimentos nessa área foram por muitas vezes cobrados pela Assemleia".

De acordo com o secretário Adjunto da Secopa, Jefferson de Castro, a secretaria está pronta para detalhar todas as ações. "A compra foi feita dentro dos parâmetros legais e já falamos com o presidente Riva que estamos à disposição para explicar sobre esse grande investimento e legado que a Copa deixará para Mato Grosso".

O secretário explicou que a ação faz parte do plano de ação elaborado pela extinta Agecopa à área de Segurança Pública. Conforme Castro, o plano apontou a região de fronteira como um dos grandes problemas de Mato Grosso, por ser a porta de entrada de drogas, principalmente. E que a ideia do governo é realizar um patrulhamento ostensivo com a compra dos conjuntos de monitoramento móvel.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71227/visualizar/