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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Outubro de 2011 às 16:27

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Para a maioria dos segmentos do Comércio, o final do ano é a melhor época em vendas e movimento nas lojas. É o momento em que a demanda aumenta e o comportamento dos consumidores se torna mais agressivo. A procura vai de artigos de presente a decoração, atingindo ampla gama de diversidade de produtos. É comum observar um salto de até 50% nas vendas sazonais. Em 2011, aguarda-se um crescimento de 10% em relação a 2010. “Mas quando falamos em aumento real, descontando a inflação do período, devemos ter um avanço de 3% nas vendas este ano”, pontua Paulo Gasparoto, presidente da Câmara de Dirigente Lojista (CDL Cuiabá).

 

Nesta mais do que em qualquer outra época do ano, é fundamental o planejamento de estoque. Estar atento às novidades e programar o volume estocado na medida certa, para que não sobre nem falte. O estoque mal planejado provoca perdas ao lojista: se faltar provoca insatisfação no cliente; se sobrar o capital fica parado.

Para o Natal a programação começa a ser feita com até oito meses de antecedência. O proprietário da Kotinha Aviamentos, Ozair Bezerra, informa que é durante a Feira de Natal – realizada durante o primeiro semestre do ano –, que os comerciantes programam e compram seus estoques. “A Feira é um evento anual, este ano aconteceu entre abril e maio. É a melhor oportunidade para conhecer as novidades e as tendências para o Natal”.

 

Bezerra diz que as compras realizadas no primeiro semestre começam a ser entregues em outubro. “O planejamento do que vai ser comprado é feito com base no que foi mais vendido no ano anterior e nas expectativas de crescimento do ano corrente. Para este ano, aguardamos um crescimento de 15 a 20%”, aponta.

 

Além disso, as compras feitas com antecedência podem trazer economia. “Pude observar que os artigos de iluminação e de decoração tiveram uma redução no preço que ficou entre 6 e 15%. Tem que comprar tudo antecipado, pois depois fica caro e você não vai ter bons preços para oferecer. Mas independente disso, quem compra antes quase sempre compra com descontos”. E completa que quando o comerciante demorar demais para realizar as compras, corre o risco de não conseguir encontrar tudo o que precisa. “E é importante também estar atento ao tipo de produtos que vai adquirir para não levar o que não vende”, acrescenta.

 

Segundo ele, artigos de iluminação são os que mais vendem. “As árvores de Natal duram de dois a três anos, então tem gente que demora a comprar uma nova. Mas tem gente que quer novidades e está sempre trocando a árvore” destaca. Além de iluminação, artigos de decoração também têm forte saída. 

O lojista estima que por volta de 18% de seu estoque deste ano é comporto por artigos que são novidades. “Eventos como a Feira de Natal, é uma boa oportunidade para trocar informações, se inteirar do mercado e se manter atualizado”, enfatiza.

 

Ano Novo - O empresário Moacy Duarte Barros Filho, proprietário da Moa Boutique, está com o estoque alto. De acordo com ele, as novas peças chegam toda semana, então a sua loja está sempre atualizada com as tendências do mercado.

 

Entretanto, ele explica que o momento de altas em suas vendas não é o mês de dezembro, e sim janeiro, quando ocorrem muitas festas de formatura e casamento. “As peças com as quais eu trabalho são mais clássicas e mais raras. Geralmente, para usar em festas com o Natal e ano novo, as pessoas buscam roupas com preços mais acessíveis”. E coloca que o Natal na loja dele é em janeiro, quando as vendas avançam em até 30%.






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