Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Outubro de 2011 às 07:30
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Um terremoto assustou moradores de uma área rural no município de Confresa, no nordeste de Mato Grosso, a 1.200 quilômetros de Cuiabá. De magnitude 3,5 na escala Richter, o tremor ocorreu na madrugada de sábado, por volta das 3h, arrancando as pessoas da cama.

Em uma fazenda localizada a 25 quilômetros da cidade, provocou rachaduras em paredes. Jhersson Gomes, que passava o final de semana no local, contou, depois do susto, que perceberam que havia rachas em paredes.

Conforme Gomes, o abalo veio acompanhado de um estrondo e durou poucos segundos, menos de 10. Gomes disse que essa seria a primeira vez que se tem informação sobre a ocorrência de tremor no município.

Entretanto, em outras regiões do Araguaia e noutros municípios mato-grossenses os tremores são mais comuns do que se imagina. Em janeiro de 2010, por exemplo, um abalo foi registrado no Assentamento Santa Maria, interior de Água Boa.

Em São José do Xingu, no dia 26 de outubro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um terremoto da mesma magnitude do ocorrido em Confresa. Entretanto, não se sabe se foi sentido pela população porque não há relatos de pessoas ou de danos materiais.

Já em Barão de Melgaço, no Pantanal, o tremor aconteceu há mais tempo, em dezembro de 2004, sendo amplamente percebido. Moradores relataram que móveis saíram e utensílios domésticos que estavam em prateleiras foram atirados ao chão.

O professor da UnB, George França, disse que o tremor ocorrido no fim se semana não foi registrado pelo Observatório. Isso, porém, disse, não diminui a importância do evento sísmico.

Conforme França, quanto mais perto do epicentro (o ponto da superfície da terra onde ocorreu) maior será a percepção do abalo. Talvez isso tenha ocorrido em Confresa. (Colaboração do site www.agênciadanoticia.com.br).




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/71459/visualizar/