Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 11 de Outubro de 2013 às 19:53

    Imprimir


Marcus Vaillant
Governador Silval Barbosa apela para que professores retornem às aulas
Governador Silval Barbosa apela para que professores retornem às aulas

O governo do Estado emitiu comunicado oficial sobre a greve dos professores em vigor há mais de 60 dias, nesta sexta-feira (11), após reunião com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) e que não chegou a consenso sobre a proposta apresentada pelo governo. Na nota, o governo apela para que os professores retornem às atividades, que deixa mais de 500 alunos sem aulas. O governo também divulgou que 400 escolas já retomaram suas atividades.

A proposta apresentada pelo governo estipula dobrar o salário da classe no período de dez anos, a partir de 2014, com reajuste de 5% acima de inflação. Em assembleia ontem (10), o Sintep reafirmou que permanece em greve e que para isto, o governo deve ajustar dois pontos da proposta, pois, pleiteiam o reajuste já para este ano, e também querem alterar o prazo para pagar a hora-atividade.

Conforme o governo, os profissionais da Educação no Estado recebem o 3º melhor piso do país, e agradeceu aos professores de mais de 400 escolas que retornaram às suas atividades.

Sem consenso sobre a greve, já que o governo afirma que não tem como ceder o reajuste em 2013, sendo que não há previsão orçamentária para tal, e que impactaria em R$250 milhões no orçamento.

Confira a nota do governo na íntegra:

Comunicado Oficial

O Governo do Estado comunica que os professores de Mato Grosso já recebem o terceiro melhor piso salarial do Brasil. Somos o único estado que paga o piso integral para todos os profissionais – professores, técnicos e pessoal de apoio da Educação Básica. Em maio deste ano, o governo concedeu aumento de 8%.

Há mais de 20 anos esses profissionais contam com Plano de Cargos, Carreiras e Salários. A jornada de trabalho dos professores efetivos é de 30 horas semanais, sendo 20 horas em sala de aula e 10 horas dedicadas ao planejamento e atividades extraclasse. A proposta que o Governo ofereceu à categoria estende essas 10 horas aos professores contratados.

Ao longo desse Governo os profissionais receberam aumento de 49,44%. Nossa proposta prevê aumento de 100% do poder aquisitivo ao longo de 10 anos.

Renovamos o apelo ao bom senso da categoria no sentido de que volte ao





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/7167/visualizar/