Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 09:59
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


O juiz da 5ª Vara Federal, José Pires da Cunha, realiza nesta terça-feira (18) o júri popular do índio Marvel Tsowonn Xavante, acusado de matar o chefe do posto da Funai de Água Boa (730 km de Cuiabá), Floriano Márcio Vieira Guimarães, em setembro de 2001, durante uma demarcação de terras.

Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Floriano teria saído, em seu veículo, acompanhado do cacique Marvel e de outro índio até o município de Nova Nazaré para realizar o trabalho de demarcação das terras beneficiadas pelo projeto Programa de Apoio às Iniciativas Comunitárias (Padic).

Depois de realizar o serviço, o servidor público federal foi degolado com um canivete pelo cacique indígena na noite do dia 26 de setembro, daquele ano. “Fora constatado uma mancha semelhante a sangue, ao lado esquerdo da estrada, em uma distância de 100 metros da entrada da referida aldeia até esta mancha, sendo que parte desta mancha tinha sido tampada pelos indígenas, com terra”, segundo o MPF.

Exames realizados no corpo da vítima ainda comprovaram que Floriano, bem provavelmente antes de ser degolado, foi duramente atingido com golpes nos dois lados do rosto e do tórax.

Apesar de o cacique Marvel ter negado o crime, algumas testemunhas, em depoimento a Polícia Civil, contradisseram a versão dele e o outro índio que acompanhava o acusado e a vítima no dia do assassinato, assinalou o chefe da aldeia como autor homicídio.

Por fim, diante das provas, o MPF apontou Marvel como responsável pelo crime considerando o motivo fútil e de forma cruel, mediante emboscada e traição, tornando impossível a defesa do cacique. O Júri do índio começou às 9h da manhã de hoje, sem previsão para o término.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72253/visualizar/