Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 14 de Outubro de 2011 às 09:00
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O poder da máquina administrativa é capaz de "mover" vereadores. Com menos de três meses no cargo de prefeito de Várzea Grande, o empresário Sebastião dos Reis, o Tião da Zaeli, não só saiu do PR e aderiu ao PSD, como conseguiu levar junto para o novo partido 7 dos 13  vereadores. Com isso, ele espantou o fantasma que havia habitado no Legislativo e que vinha ameaçando-o com nova cassação do mandato.

De quebra, ainda anulou as estratégias das oposições, até mesmo de partidos como o DEM dos irmãos e caciques políticos Júlio e Jayme Campos, que foram prefeitos e cujo grupo se manteve no poder por 4 décadas. O democratas despencou da condição de dono da maior bancada para nenhum representante no legislativo várzea-grandense. Opositores querem deixar a gestão "sangrando" para facilitar a campanha pelo poder nas urnas de 2012. Por outro lado, com a maioria dos vereadores governistas, perde forças e Tião consegue aliviar os ataques que poderiam ser mais intensificados.

Tião cooptou, inclusive, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maninho de Barros, que deixou o DEM (ex-PFL). Atraiu também para o seu PSD, outros 3 parlamentares que estavam no Democratas, sendo eles Chico Curvo, Baiano Pereira e Isabela Guimarães, que está licenciada e responde como secretária de Assistência Social. O suplente Edil Moreira, ex-presidente da Câmara e hoje legislando na cadeira de Isabela, abandonou o DEM e está no PSD. Os ex-republicanos Antonio Cardoso e Wanderlei Cerqueira fizeram o mesmo, assim como Marcos Boró (ex-PP). A professora Eucaris de Arruda Barros, que atuou como vereadora por vários meses em substituição a Baiano, foi outra que saiu do DEM e faz parte do PSD.

Bancadas

A nova agremiação agora detém a maior bancada. Enquanto conta com 7 vereadores afinados com o prefeito, o PR "minguou" para 2 (Charles Caetano e Domingos Sávio). O PV segue com Toninho do Glória e Wilton Gusmão, enquanto o PSC conta com João Madureira e o PTC com Fábio Saad.

Com base forte na Câmara, Tião deve ficar mais tranquilo para conduzir o segundo maior município mato-grossense. Ele já assumiu o posto em outras ocasiões, devido a tanto aos pedidos de licença e de férias do titular Murilo Domingos, como por causa de embates jurídicos. A expectativa do prefeito é de que agora consiga dar sequência ao mandato, embora Murilo continue recorrendo à Justiça para reconquistar a cadeira de chefe do Executivo.

Como possui perfil mais técnico que político, a habilidade do prefeito que resultou na "costura" da maior bancada no Legislativo surpreendeu as oposições, lideradas pelos peemedebistas Nico Baracat e Walace Guimarães e pelos Campos. Vencido essa etapa, Tião começa a montar estratégias visando a reeleição, mesmo tendo sobre os ombros o carimbo da gestão desastrosa do ex-aliado Murilo Domingos.





Fonte: Rdnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72725/visualizar/