Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Outubro de 2011 às 16:45
Por: SANDRA COSTA

    Imprimir


Por seus serviços prestados no combate ao câncer de mama em Mato Grosso, a Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama de Mato Grosso – MT Mamma – Amigos do Peito foi declarada de Utilidade Pública nesta semana, por meio da lei n º 9.627, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva.

A entidade civil de caráter social e sem fins lucrativos, é formada por profissionais liberais que desenvolvem programas educativos de prevenção ao câncer de mama, bem como o esclarecimento e proteção à pessoa portadora da doença e aos seus familiares. “A MT Mamma presta serviços de atendimento as pessoas portadoras de câncer de mama há vários anos, buscando parcerias através de doações de materiais, próteses, equipamentos e demais recursos necessários para o atendimento a pacientes e seus familiares”, afirma Riva.

Tanto que neste ano foi uma das três instituições beneficiadas pela Sétima Edição do Cuiabá Fashion, o maior desfile de moda solidário de Mato Grosso, que é realizado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa. Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos é repassada a entidades filantrópicas.

A presidente do MT Mamma, a engenheira Gisele Rios lembra que o grupo, hoje formado por 40 profissionais, iniciou suas atividades em 2008, no Hospital de Câncer, com a ação chamada “Café com Carinho” em visitas aos pacientes em tratamento na unidade hospitalar. Atualmente, o MT Mamma oferece assistência a 60 pessoas com câncer de mama. Parte dos recursos financeiros, repassados com a venda dos ingressos do Cuiabá Fashion, será para manutenção das despesas da sede e campanhas.

A instituição, localizado na Avenida Coronel Escolástico, na região central da Capital em um prédio alugado, ainda oferece orientação jurídica aos pacientes sobre seus direitos, bate papos mensais sobre diversos temas, palestras de prevenção de câncer de mama, além de oficinas de origami, artesanato, ovos de páscoa, voltados para melhoria da autoestima, o que também pode proporcionar uma renda extra aos pacientes. O MT Mamma fica aberto, diariamente, de segunda a sexta-feira no horário comercial e sábado até meio-dia. Juntamente com os voluntários, as pessoas assistidas fazem customização de camisetas e chaveiros como terapia, sendo que a venda dos materiais ajuda a pagar as despesas da entidade.

DADOS - O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Os fatores de risco relacionados à vida reprodutiva da mulher (menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal) estão bem estabelecidos em relação ao desenvolvimento do câncer de mama.

A idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que a cada 100 mil mulheres em Mato Grosso, 400 serão detectadas com câncer de mama. Destes, 110 casos serão de pacientes que residem em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72786/visualizar/