Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Outubro de 2011 às 14:04

    Imprimir


Mais de 50% dos resíduos sólidos produzidos já têm destinação adequada, mas ainda existem quatro mil Municípios com lixões. A afirmação é do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki. Ele pediu o empenho dos Municípios para que o Brasil cumpra a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 2.305/2010 – sobre a adoção dos aterros sanitários até 2014.

Em seu anúncio, feito nesta segunda-feira, 10 de outubro, Bonduki disse que deve haver nos próximos meses uma melhora significativa no sistema de manejo dos recicláveis. De acordo com ele, 800 Municípios estão elaborando projetos com essa finalidade, o que deve elevar para 80% o total de resíduos com destinação adequada. E os 20% restante terão que atuar em uma força-tarefa para que possam alcançar bons resultados

“Os Municípios de pequeno porte devem se mobilizar, elaborar planos de maneira intermunicipal para que possamos atingir meta”, disse ele durante a abertura da audiência pública sobre o tema, em São Paulo.

Audiências
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem incentivado os gestores municipais a participarem das audiências. São Paulo foi o terceiro encontro, e a próxima vai ocorrer em Mato Grosso do Sul, com participação de representantes de Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal, nos dias 13 e 14 de setembro.

Além da destinação adequada de resíduos sólidos urbanos, outros temas estão na pauta de discussão das audiências públicas. Como as políticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, os resíduos de serviços de saúde, portos, aeroportos e terminais rodoviários, os resíduos industriais, os resíduos de mineração, os resíduos agrossilvopastoris e os resíduos da construção civil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72812/visualizar/