Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Outubro de 2011 às 12:48

    Imprimir


Mato Grosso possui 28% de sua população na faixa etária dos 15 aos 29 anos. São 854.575 pessoas que contemplam o universo de jovens, principal objeto de discussão da II Conferência Estadual da Juventude, evento promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), para debater a construção de políticas públicas para o segmento.

O encontro encerrou nessa sexta-feira (07.10), com a eleição dos 12 delegados que irão representar Mato Grosso na II Conferência Nacional da Juventude, evento que será realizado de 09 a 12 dezembro, em Brasília-DF.Os representantes estaduais são moradores dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Poconé, Juara, Novo Horizonte do Norte, Juína, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Primavera do Leste, Campo Verde, Sorriso, Tangará da Serra, Acorizal e Cuiabá.

Todas as propostas que serão apresentadas pelos delegados de Mato Grosso foram elaboradas nas conferências regionais, municipais, territoriais e livre, e selecionadas no encontro estadual. A construção de políticas públicas para a juventude envolveu vários segmentos jovens do Estado e se estendeu inclusive aos moradores de comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e aqueles que cumprem medidas socioeducativas nas instituições de segurança pública.

As propostas foram estruturadas em torno de quatro eixos, os quais envolviam o desenvolvimento intregral, a qualidade de vida, vida segura e cidadania. Os temas relacionavam assuntos como educação, mundo do trabalho, cultura, empreendedorismo, meio ambiente, esporte, lazer, prevenção e segurança, valorização de diversidade, direitos humanos, necessidades especiais e protagonismo juvenil.

O aumento da segurança pública e a criação de medidas que aumentem a proteção social para os jovens estiveram presentes como pauta de reivindicação em todos os grupos de discussão. Medidas que facilitam a inserção no mundo do trabalho e uma maior participação social foram outras sugestões apresentadas pelos participantes do encontro.

"A Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude funcionou como um espaço democrático, no qual jovens de todo o Estado puderam apresentar seu ponto de vista e demonstrar as especificidades vividas pela população mato-grossense de 15 a 29 anos", disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas, Jean Estevan de Oliveira.

Para o representante da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e coordenador nacional do Programa ProJovem, Paulo Lima, o encontro é de fundamental importância para nortear as ações do Poder Público. "É preciso pensar na juventude como instrumento de transformação da nação. As conferências são um espaço para construção de estratégias de trabalho decente, emancipação e participação desse público. O Governo Federal quer efetivar políticas públicas para o segmento e é por isso que precisamos ouvir os jovens", disse o representante da Secretaria Nacional da Juventude.

AÇÕES PARA JUVENTUDE

O Governo do Estado tem investido em ações para o público jovem. Em 2009, a Setas executou o ProJovem Urbano para 7,2 mil jovens do Estado. Por meio do projeto, é possível a elevação de escolaridade e a conclusão do ensino fundamental e o aprendizado de disciplinas profissionalizantes.

Este ano foi firmado um convênio entre o Executivo estadual e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para criação de 10.200 vagas do ProJovem Trabalhador, programa que possibilita o preparo para o mundo do trabalho dos jovens entre 18 e 29 anos, membros de família com renda per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, o Plano Mato Grosso Sem Miséria, que foi entregue nessa quinta-feira (06.10) pela primeira-dama e secretária Roseli Barbosa, à ministra Tereza Campello, contempla diversas ações para jovens de comunidades rurais. O próximo passo é a criação do Conselho Estadual da Juventude, entidade que dará legitimidade para instrumentos do protagonismo juvenil. A criação do conselho já está em consulta aos órgãos de orientação jurídica do Estado.

A II Conferência Estadual de Juventude foi realizada pela Setas, em conjunto com o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude do Estado de Mato Grosso. O comitê é composto pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social; Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral; Secretaria de Estado de Segurança Pública; Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos; Secretaria de Estado de Saúde; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Estado de Cultura; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar; Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia; e Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73224/visualizar/