Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 19:09

    Imprimir


A quantidade de entulho que sai das construções nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.

Na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias. As prefeituras comprometem recursos, nem sempre mensuráveis, para a remoção ou tratamento desse entulho.

Pensando em acabar com esse problema em Lucas do Rio Verde, o vereador Airton Callai, criou um projeto piloto da central de reciclagem de entulhos de construção civil e resíduos volumosos. "Os materiais reciclados poderão ser usados de várias maneiras: construção de meio fio, pisos para escolas e praças, bancos e etc. 90% dos entulhos podem ser recuperados. Além de cuidarmos mais do meio ambiente, estaremos gerando emprego, vamos gerar renda para as pessoas que vão trabalhar nesse processo, através de cooperativas especializadas", disse.

Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil. Seu uso mais tradicional - em aterros - nem sempre é o mais racional, pois ele serve também para substituir materiais normalmente extraídos de jazidas ou pode se transformar em matéria-prima para componentes de construção, de qualidade comparável aos materiais tradicionais.

Com a reciclagem é possível produzir agregados - areia, brita e bica corrida para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos, e uso em argamassas e concreto. Da mesma maneira, pode-se fabricar componentes de construção - blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas. Segundo o vereador autor do projeto, isso significa uma economia de quase 40% na obra.

Com a implantação desse projeto, o Poder Executivo fica responsável por instalar uma central de reciclagem, bem como, capacitar profissionais para recolher os materiais nos pontos de coleta, o transporte e destinação final dos resíduos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73672/visualizar/