Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 14:59

    Imprimir


As entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEE-MT) se reúnem, no dia 17 de outubro, no miniauditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), às 8 horas. O principal objetivo é avaliar e deliberar alguns encaminhamentos tirados nas etapas regionais da Conferência Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee), realizadas entre os dias 19 e 30 de setembro, nos polos dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

Segundo o secretário de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes, que compõe a comissão executiva da Conapee, serão analisadas principalmente questões relacionadas à distribuição do número de delegados. “Há vagas que não foram preenchidas em alguns polos regionais, há também a demanda apresentada pelo segmento da Educação Indígena, de disponibilizar vagas também para a eleição de delegados”, explicou.

A reunião também tem como pauta a sistematização do documento-base e reconfecção do caderno de textos da Conapee, que ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A programação inclui painéis, grupos de trabalho e plenárias deliberativas. “Acredito que as colaborações das etapas municipais e regionais são muito ricas e serão fundamentais para o ajuste das metas contidas no Plano Estadual de Educação (PEE)”, avaliou Henrique Lopes.

O PEE é reestruturado a cada 10 anos, com avaliações periódicas do texto. Considerado um instrumento balizador das políticas públicas do setor em Mato Grosso, o Plano atual, aprovado em 2008 com vigência até 2018, engloba 14 temas vitais da Educação: Educação Infantil; Ensino Fundamental, Médio e Superior; Educação Profissional e Tecnológica, Especial, Indígena, de Jovens e Adultos, Ambiental, das Relações Étnico-Raciais, do Campo e a Distância; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e Gestão e Financiamento. Para cada um destes itens foi feito um diagnóstico do setor, definidas as diretrizes e estabelecidos objetivos e metas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73713/visualizar/