Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Outubro de 2011 às 14:53
Por: DANI CUNHA

    Imprimir


Cáceres, MT - O município de Cáceres, que compõe a maior planície alagada do planeta - o Pantanal mato-grossense - será, a partir deste ano, o primeiro no Brasil a possuir o selo ‘Floresta Viva – Evento Responsável’, durante uma feira agropecuária. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, esteve presente na abertura da 46ª Expocáceres, na noite desta quarta-feira (05.09), que segundo ele inova a cada ano e que mostra o apelo forte voltado também para a preservação ambiental.

Ao visitar o Parque de Exposições e os estandes, um dia antes da comemoração dos 233 anos de Cáceres, o governador falou da importância da feira onde a força do agronegócio se apresenta. “Queremos deixar uma grande marca do Governo do Estado neste município, fazer dele um polo gerador de emprego, renda, qualificação profissional”.

Para o governador, a iniciativa do Sindicato para este projeto do Selo demonstra a inovação que ocorre a cada ano em eventos como este. “Mostraram ao Brasil o foco da preservação ambiental, uma marca forte, já que Cáceres pertence ao Pantanal, patrimônio da humanidade e demonstra o apelo de quem se preocupa em organizar um evento como este”.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Márcio Lacerda, o selo é um exemplo de que a maior planície alagada do mundo está preservada. A medida irá usar o passivo ambiental para a plantação de árvores em Área de Preservação Permanente (APP). A parceria entre o Sindicato e o Instituto Ação Verde será no intuito de certificar que as emissões de gases do efeito estufa emitidos durante a 46° Expocáceres sejam neutralizados.

Um momento de transformações. Assim definiu o prefeito do município, Túlio Fontes, ao se referir ao desenvolvimento e avanços que Cáceres vem passando. Ele falou da importância da presença do governador Silval Barbosa na cidade, o que mostra a preocupação que o Governo tem para com o município e reafirmando a parceria entre as administrações estadual e municipal. “Mais uma vez quero deixar os nossos agradecimentos ao governador Silval Barbosa pela presença aqui em nossa cidade. Isso já vale muito”.

Fontes aproveitou a oportunidade para apresentar algumas demandas ao governador e disse estar feliz com a sinalização positiva de apoio dada por Silval Barbosa, já que Cáceres possui um potencial muito forte, um dos maiores rebanhos do Brasil, e que agora poderá contar com a parceria para a reforma do aeroporto municipal e o desenvolvimento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. Obras necessárias para o desenvolvimento e o fomento da economia local, cultura e turismo.

SELO AÇÃO VERDE

A Expocáceres, que segue até o próximo dia 09, será a primeira exposição agropecuária a receber o Selo Verde, e vai certificar e neutralizar as emissões de gás carbono. O Instituto Ação Verde irá calcular a quantidade de carbono emitida durante os dias de evento por meio de carros, geradores e as realizadas pelo público. Após o resultado será apresentada a quantidade de árvores necessárias para neutralizar o carbono, permitindo a realização do plantio das mudas de árvores nativas às margens do Rio Paraguai.

INVESTIMENTOS E PARCERIA

Durante a passagem por Cáceres, direto do aeroporto o governador seguiu para o local das obras da ZPE, a fim de verificar in loco o andamento das mesmas e ressaltou que estar nos municípios do interior é sempre uma satisfação. “É uma oportunidade de estar mais perto das lideranças e da população, das obras”, disse o chefe do Executivo estadual.

Várias ações do Governo do Estado estão em andamento no município, como a construção de casas por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), além da instalação do curso de Medicina na Unemat de Cáceres, bem como outras áreas na saúde e infraestrutura. Silval citou como exemplo, também de grande investimento na cidade os recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), na ordem de R$15 milhões para serem aplicados em melhoria da infraestrutura para receber os turistas.

“Queremos fortalecer o município de Cáceres, não só em questão de infraestrutura, mas institucionalmente também, pactuando obras em outros setores, tratar Cáceres com todo respeito que ela merece de um gestor público, independente de sigla partidária”, ressaltou Silval Barbosa.

O governador participou ainda de uma homenagem aos pioneiros dos municípios vizinhos que compõem a região Oeste de Mato Grosso, juntamente com o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, o secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão, os deputados estaduais Airton Português e Ezequiel da Fonseca, além de prefeitos das cidade vizinhas, autoridades e população





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73714/visualizar/