Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Outubro de 2011 às 13:45

    Imprimir


A Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Denise, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Usinas Itamarati promoveram um evento objetivando conscientizar alunos de que atitudes corretas contribuem para preservação do meio ambiente e reduzem a agressão a natureza.

Centenas de garrafas pet foram recolhidas pelos alunos que receberam em troca uma muda de árvore nativa ou frutífera, e as garrafas recolhidas serão utilizadas pela assistência social para confeccionar material que será usado na decoração natalina, em dezembro. Foram mais de 700 mudas, entre ipês, goiaba, jambo e outras plantas frutíferas e nativas da região.

De acordo com os organizadores, o intuito é demonstrar para as pessoas quais as vantagens da reciclagem das garrafas pet, contribuindo para a redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.

Existem ainda outros benefícios, como a economia de petróleo, pois o plástico é um derivado deste produto, a economia de energia na produção de novo plástico, e redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.

No caso da garrafa pet de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem. O material não pode ser transformado em adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico, demorando anos para desaparecer, provocando danos irreparáveis na natureza.

Além de reciclar este tipo de material, ele pode ser utilizado na confecção de muitos objetos artesanais, brinquedos, entre outros. No caso de Denise, as garrafas recolhidas serão reutilizadas para a decoração de natal nas principais ruas e avenidas da cidade, bem como na praça e canteiro principal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73881/visualizar/