Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 05 de Outubro de 2011 às 06:42
Por: HUMBERTO FREDERICO

    Imprimir


A nomeação de Eder Moraes para chefiar a Secopa põe fim a série de especulações sobre eventuais mudanças
A nomeação de Eder Moraes para chefiar a Secopa põe fim a série de especulações sobre eventuais mudanças
O ex-diretor presidente da Agência de Execução das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes, foi oficializado ontem como secretário extraordinário da Secretaria da Copa do Mundo Fifa 2014. A confirmação ocorreu após publicação no Diário Oficial. Ontem à tarde, o governador se Silval Barbosa se reuniu durante horas com Eder.

Além de Eder no comando da pasta, Djalma Sabo Mendes foi confirmado como secretário-adjunto das Ações de Desapropriações, extinguindo assim a Secretaria Extraordinária de Apoio às Ações do PAC e Agecopa, da qual Mendes era o titular. Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro, foi nomeado como secretário-adjunto de Infraestrutura.

Ainda hoje o governador deverá anunciar os nomes de Maurício Guimarães como secretário-adjunto de Projetos Especiais da Copa, e Jefferson de Castro como secretário-adjunto de Executiva e Orçamentária. Ele era diretor de Orçamento e Finanças da Agecopa.

O futuro dos ex-diretores da Agência começa a ser definido esta semana. Além da nomeação de Eder e Jefferson, o ex-diretor de Relações Institucionais da Agecopa, Agripino Bonilha Filho, foi nomeado como assessor especial da nova pasta, assim como Yuri Bastos Jorge também deverá de Assuntos Estratégicos, função lidada diretamente ao secretário.

O ex-diretor de Comunicação da Agência, Roberto França, que criticou a atitude do governador Silval Barbosa (PMDB) de extinguir a Agecopa, rejeitou assumir qualquer cargo no staff do peemedebista. O ex-diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, que entrou em conflito com Eder Moraes, provavelmente, deverá ficar fora do staff.

Yênes Magalhães, que foi diretor Planejamento da Agecopa, ainda não foi nomeado. Porém, segundo informações, ele assumirá a Agência Metropolitana, que deverá ser criada na próxima semana. O secretário- chefe da Casa Civil, José Lacerda, preferiu não confirmar o nome de Yênes, mas ressaltou a capacidade do ex-diretor, que já foi secretário de Planejamento do Estado.

Na próxima semana o Executivo vai enviar para o Poder Legislativo a mensagem de criação da agência, que deverá ter cinco funcionários.

A Assembleia Legislativa aprovou na semana passada a criação da Secopa, após muitas divergências entre os próprios parlamentares sobre o projeto enviado pelo Governo. Depois de muita discussão, eles conseguiram, por exemplo, diminuir o número de cargos. De 63, proposto pelo Executivo, eles diminuíram para 50.

Eles diminuíram também a data de extinção da Secopa, que de início seria extinta apenas em dezembro de 2015, mas com a alteração, a secretaria será extinta um ano antes.

O acordo entre as lideranças e governo para a aprovação do projeto foi feito apenas um dia antes da votação. O projeto ficou na Assembleia por mais de uma semana e mesmo com o pedido de urgência do governador para a aprovação, os deputados só aceitaram colocar o projeto em pauta após as modificações.




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/73958/visualizar/