Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Outubro de 2011 às 13:51
Por: Fabiola Ost

    Imprimir


Continua tramitando no Congresso Federal o projeto de lei que confere ao Município de Sorriso o título de Capital Nacional do Agronegócio. Em maio de 2010, os vereadores Bruno Stelatto, Luis Fabio e Profª. Marisa pediram a então senadora Serys apoio para a proposta.

O Senado aprovou a matéria no mês de agosto, que aguarda para ser novamente apreciada pela Câmara Federal.

A iniciativa de reconhecer o potencial de Sorriso como o maior produtor de grãos do País, que surgiu do presidente Luis Fabio Marchioro (PDT) e dos vereadores Leocir Faccio (PDT) e Hilton Polesello (PTB), baseia-se em dados estatísticos que revelam a capacidade produtiva do município, que o destaca em nível nacional e até mesmo internacional.

Sorriso, com apenas 25 anos de emancipação política, ocupa, segundo dados do IBGE, o primeiro lugar dos municípios brasileiros em Valor de Produção Agrícola de 2009, com R$ 1,328 bilhões.

Com uma área plantada de aproximadamente 600 mil hectares, o município detém a liderança nacional do plantio de soja, tanto em produção, como em produtividade, onde a média é de 58 sacas de soja por hectare.

Considerando as duas principais culturas da região, a produção de soja e de safrinha de milho a safra 09/10 totalizou 2,6 milhões de toneladas.

Quanto à capacidade em armazenagem, dados da Conab revelam que o município de Sorriso possui 209 unidades cadastradas, totalizando uma capacidade estática de armazenamento de mais de 3,4 milhões de toneladas.

O superávit em armazenagem no município ocorre em virtude da maior presença de tradings localizadas na BR-163, que formam um ‘corredor de escoamento’.

O poderio dessas tradings representa a capacidade de armazenagem de 1,5 milhões de toneladas, ou seja, 29,9% da capacidade disponível no município.

“Somos um polo importante para a economia brasileira e com esse título nosso município, considerado o maior produtor de grãos do País, poderá divulgar toda sua potencialidade e importância no cenário mundial”, ressalta o presidente Luis Fabio, autor do projeto de lei.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74034/visualizar/