Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Outubro de 2011 às 13:43

    Imprimir


Cerca de 45% dos reeducandos da Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis foram presos por tráfico de drogas e outros 30% estão detidos por furtos e roubos praticados para trocar os bens subtraídos por entorpecentes. Para sensibilizar a sociedade e discutir a problemática do tema com alunos de escolas públicas e privadas, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da cidade, idealizou o projeto "Todos contra as drogas lícitas e ilícitas".

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal e das Secretarias de Ação Social e de Educação. De acordo com o promotor de Justiça Luiz Augusto Ferres Schimith, somente neste mês, já foram realizadas 11 palestras para aproximadamente 1.600 estudantes de escolas municipais e estaduais de Campo Novo do Parecis.

"O projeto visa abordar questões relacionadas às drogas lícitas - cigarro, bebida alcoólica e remédios controlados - e as ilícitas - maconha, cocaína, crack, merla, solventes e inalantes, entre outros -, para que os jovens conheçam os malefícios que essas drogas provocam em suas vidas e de suas famílias, sendo certo que a orientação e a informação são caminhos importantes para diminuir o consumo de droga", ressaltou o promotor de Justiça.

Segundo ele, após o término das palestras, os alunos recebem uma apostila com o tema "Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas", de autoria do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid). "O material, que também está disponível no site da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), foi reproduzido às expensas da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, Rotary Club e Sindicato dos Produtores Rurais. Essa parceria demonstra o engajamento de entidades e órgãos públicos para o enfrentamento do problema", disse.

O promotor explicou que a meta do projeto é atender todos os alunos dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 2º grau da rede pública municipal, estadual e privada. Até o momento, as palestras já foram promovidas aos alunos das seguintes unidades escolares: Escolas Municipais Antônio Pereira, Jardim das Palmeiras, 4 de Julho, as Escolas Estaduais Padre Arlindo, Madre Tarcila e Argeu Augusto de Moraes, e as particulares CEIP e ILEP.

CAMPANHA - O Ministério Público vem adotando uma série de medidas para para combater a questão das drogas em Mato Grosso. Neste mês, no dia 22, a instituição promoveu o lançamento da campanha "Papo Reto: Pó, pedra e pasta destroem sua vida", que faz parte do programa "Todos contra as drogas ilícitas".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74036/visualizar/