Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Outubro de 2011 às 15:54

    Imprimir


Prestes a completar 23 anos de criação, na próxima quarta-feira (05), o Estado de Roraima tem na agricultura o seu carro-chefe de desenvolvimento. “Todas as ações que estamos desenvolvendo frente ao governo visam ao fortalecimento do setor produtivo”, afirma o governador José Anchieta, justificando ações como o subsídio do calcário e a concessão de incentivos fiscais, entre outras medidas. “A agricultura é a salvação econômica do estado”, observa.
 
Para Anchieta, a pavimentação de vicinais, recuperação de estradas, ampliação da energia elétrica para o meio rural, transferência das terras da União para o estado, até a aprovação de uma definição da política ambiental, incluindo o Zoneamento Ecológico Econômico, fazem parte de um grande projeto de fomento ao setor produtivo.
 
Uma das indicações de que esse é o rumo a ser tomado, destaca-se a fazenda Água Boa, localizada na RR-205 – Alto Alegre. Ali estão plantados dois mil hectares de soja e milho. Considerada modelo e de alta produtividade, a fazenda Água Boa representa a realidade vivida por centenas de produtores que hoje dispõem de título definitivo, energia, estradas e crédito para a produção.
 
Para o governador , Roraima é atualmente a nova fronteira agrícola do País e os produtores de outras regiões do Brasil, a exemplo de Afrânio Vebber, dono da Água Boa, estão se instalando no estado devido a política do governo de incentivo à agricultura como a energia no campo, vicinais e estradas asfaltadas, titulação das terras e a proximidade do porto de Itaquatiara, distante pouco mais de mil quilômetros de Boa Vista.
 
“Roraima está no caminho certo. Estamos construindo um modelo de desenvolvimento agroindustrial sustentável, combinado com turismo e implantação das áreas de livre comércio”, disse Anchieta.
 
INFRAESTRUTURA – Nos últimos três anos, o estado de Roraima deu um salto no setor da infraestrutura e experimenta hoje uma expansão considerável em termos de investimentos, beirando a cifra de R$ 1,6 bilhão.
 
As ruas da capital estão sendo cortadas para a implantação de um novo sistema de distribuição de água potável, que vai suprir as necessidades da população até o ano de 2027. No setor de esgotamento sanitário, a obra de reestruturação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) acaba de ser concluída, com a volta das atividades da Lagoa de Estabilização.
 
O esgoto coletado em Boa Vista é levado para a Lagoa, onde recebe tratamento e, em seguida, encaminhado para o rio Branco, através de um emissário que corta a BR-174, na altura do Distrito Industrial, numa extensão de 4,5 quilômetros.
 
A BR-174, no trecho Boa Vista-Caracaraí, foi reconstruída com qualidade. No trecho que vai de Caracaraí até a divisa com o estado do Amazonas, depois das fortes chuvas, as obras foram retomadas em ritmo acelerado.
 
O projeto de asfaltamento de vicinais está também em andamento. Um exemplo é o trecho de 13 quilômetros da Rodovia da Produção, inaugurado no dia 10 de setembro. A vicinal liga os municípios de Alto Alegre e Mucajaí, e já conta com uma extensão total de 35 quilômetros pavimentados, beneficiando cerca de mil famílias produtoras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74169/visualizar/