Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Setembro de 2011 às 23:22

    Imprimir


Prevenção de acidentes no trabalho, sustentabilidade e meio ambiente foram alguns dos temas trabalhados durante a 34ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, realizada pela Eletrobras Eletronorte nesta semana. O evento aconteceu de 26 a 30 de setembro, na sede em Cuiabá e na Divisão de Transmissão de Rondonópolis. 

Durante a semana foram discutidos temas pertinentes ao ambiente de trabalho na empresa e à sociedade, como a palestra “Trânsito e direção defensiva” ministrada pelo chefe do Núcleo de Acidentes da Polícia Rodoviária Federal, Alessandro Barbosa, apresentada no primeiro dia do evento. Além de passar vídeos educativos sobre o trânsito, o palestrante abordou a temática sob o viés sentimental.

“O amor é o significado da vida e não deve ser praticado só na família, mas no dia-a-dia e deve estar inserido em um contexto maior, de pessoa para pessoa”, iniciou assim o discurso sobre a importância de praticar o bem inclusive no trânsito, momento em que muitos se estressam e podem causar acidentes por deixar o emocional interferir.

Para o técnico em projeto e construção da EMT, José Ceregato, a palestra sobre direção defensiva foi a mais importante, pois tratou sobre o efeito das emoções no trânsito. “Os temas foram diversos e muito bem escolhidos e focou no que executamos no trabalho, principalmente na palestra sobre direção defensiva que fala das causas emocionais no trânsito e a apresentação do Nico e Lau que abordaram o planejamento de forma divertida e mostraram a necessidade de planejar, e que isso não seja documental, mas algo cultural e praticado todos os dias”, opinou.

Outros temas foram debatidos como “O processo de involução do ser humano” palestra realizada pela assistente social da Eletrobras Eletronorte Mato Grosso, Maria Rosilene Mestre Medeiros e também a de “Sustentabilidade” ministrada pela analista de meio ambiente da Eletrobras Eletronorte Brasília, Kátia Moura. A palestrante deu alguns exemplos básicos de como mudar a conduta dentro da empresa e também em casa, como trazer uma caneca ou copo de vidro ao invés de usar o de plástico, que acaba poluindo o meio ambiente e não tendo destino certo. 

Para tratar do assunto com mais leveza, o encerramento da SIPAT contou com a apresentação da dupla Nico & Lau, que de forma bem humorada falaram sobre a importância do planejamento e da sustentabilidade no dia-a-dia. Os humoristas caracterizaram uma cena em que Nico acaba se machucando na explosão de um autotransformador por não usar o equipamento de proteção individual. E assim arrancaram risadas da plateia e conscientizaram de forma bem humorada sobre a importância da prevenção.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que realizou o evento, Sebastião Rosa, discursou sobre a importância desta semana de prevenção. “É uma semana para refletirmos sobre segurança e mudarmos nossos conceitos sobre a sustentabilidade da empresa e do meio ambiente”, disse.

O gerente de Transmissão da Regional de Mato Grosso, José Martins do Prado, ressaltou a importância de se realizar a SIPAT dentro de uma empresa de energia elétrica. “A questão básica é que estamos sujeitos a vários tipos de riscos nas nossas atividades, mas temos que estar trabalhando para acabar com qualquer tipo de risco. A palavra é prevenção. Façamos a reflexão e uma revisão nos procedimentos para caminhar para “Risco zero, acidente zero”, acrescentou.

Mostrando a importância da prevenção no ambiente de trabalho, o representante da presidência da Eletrobras Eletronorte em Mato Grosso, Francisco Antunes Sperandeo, citou o exemplo do funcionário Sobral, que se salvou de um acidente por iniciativa própria, pois usava duas cordas de proteção. “Planejamento e sustentabilidade é um ótimo tema e se cada um der a sua contribuição e for determinado, todos vão sair ganhando”, retificou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74443/visualizar/