Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Setembro de 2011 às 15:55

    Imprimir


A profissionalização na Educação, que aborda carreira, salário e formação profissional, foi um dos eixos discutidos hoje de manhã (30) na etapa regional - Baixada Cuiabana da Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee). O evento é realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e termina no período da tarde, com votação das emendas e eleição dos delegados para a etapa estadual.

O objetivo é discutir as metas do Plano Estadual de Educação (PEE), possibilitando adequações com parâmetro no novo Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com o secretário de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edson Evangelista do Nascimento, o debate sobre este eixo seguiu a ideia de tornar o texto mais claro. “A principal demanda local detectada é a necessidade de ampliação do quadro de funcionários da educação, assim como a formação inicial e continuada desse profissional”, disse.

Com relação ao piso salarial, o sindicalista ressaltou que a luta pelo Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) foi definida como prioridade, uma vez que a Lei do Piso 11.738/08 já foi regulamentada. Apesar disso, alguns municípios não cumprem a legislação. “A qualidade na Educação depende das condições de valorização profissional, carreira, formação, além de infraestrutura das escolas, entre outras questões essenciais”, acrescentou Edson Evangelista.

Sob coordenação do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá, os debates foram divididos em seis eixos: Qualidade da Educação; Inclusão e Diversidade na Educação; Educação e mundo de trabalho; Acesso e permanência no Ensino Superior; Profissionalização na Educação: carreira, salário e formação profissional; e Gestão Democrática da Proposta Pedagógica à Política de Financiamento às unidades.

Eleição de delegados - Nessa etapa, serão eleitos 50 delegados que representarão os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Campo Verde, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande na Conferência Estadual, que ocorrerá em novembro deste ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74491/visualizar/