Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 22:44
Por: ALEXANDRE ROLIM

    Imprimir


Cerca de oitenta policiais civis, militares e servidores do Sistema Prisional de Tangará da Serra receberam na tarde de ontem as ações do Programa de Gerenciamento e Controle do Estresse da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Workshops com especialistas ocorreu no plenário da Câmara Municipal.

Mato Grosso é o pioneiro na implantação desse tipo de programa. De acordo com Juliana Esposito, da Sejudh, “essas ações já vem sendo desenvolvidas há dois anos no estado com o apoio da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública], que disponibilizou recursos para dez estados desenvolverem programas nessa área”.

Dois focos têm norteado tais ações. Um deles busca sensibilizar os servidores do Centro de Detenção Provisória (CDP) e da Cadeia Pública Feminina de Tangará da Serra sobre o que é o estresse e seus perigos a qualidade de vida.

O outro tema focaliza policiais civis e militares e trata de assertividade e raiva. Os policiais aprendem, por exemplo, que a assertividade é uma qualidade que está diretamente ligada à autoestima. A pessoa assertiva acredita profundamente no que diz, é menos suscetível ao estresse, é espontâneo e calmo, sabe dos seus direitos e dos direitos do outro e conhece bem os seus limites.

Duas especialistas da superintendência de Gestão de Pessoas, através da gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida desenvolvem as ações que visam o fortalecimento dos quatro pilares da qualidade de vida: saúde, afetividade, social e profissional.

Além de Tangará da Serra, as cidades de Rosário Oeste, Diamantino, Campo Novo do Parecis e Barra do Bugres recebem as ações até a tarde de hoje. E amanhã, das 9h às 11h, no auditório do campus da Unemat de Tangará da Serra, acontecerá o Circuito de Qualidade de Vida, onde serão ofertados serviços de aconselhamento nutricional, psicológico, assistência social, médico, educação física, testes e avaliações que permitirão diagnósticos e subsídios para ações futuras na melhoria da qualidade de vida do servidor da Sesp e da Sejudh. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74586/visualizar/