Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 22:18
Por: Izabel Barrizon

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá registrou 29 casos de pessoas infectadas com toxoplasmose. Segundo a secretaria, a doença foi registrada primeiro em um grupo de 20 pessoas que frequentam uma associação religiosa. Dos 29 casos, 18 registraram resultado laboratorial positivo para a doença.

A maior ocorrência está em homens adultos, mas há um caso em uma criança de 18 meses e outros 4 em adolescentes. Alguns pacientes sintomáticos relataram o consumo de açaí no período que antecedeu a manifestação dos sintomas.

A secretaria irá investigar cada caso para identificar a provável fonte de infecção; fiscalizar estabelecimentos relacionados a produtos ou serviços passíveis de atuarem como fonte de infecção; emitir alerta às unidades de saúde, infectologistas e Conselho Regional de Medicina; comunicar à população enfatizando os cuidados e conduta em caso de suspeita, entre outras medidas.

Doença: Toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo apresentar-se de forma assintomática ou evoluir para manifestações sistêmicas graves. A soroprevalência pode alcançar 90% em algumas regiões do país. Estima-se que de 70 a 95% da população estão infectados. A transmissão se dá por: ingestão de oocistos provenientes do solo, água, alimentos, areias, latas de lixo contaminados com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e ou mal cozida contendo cistos, especialmente as carnes de porco e carneiro; infecção transplacentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a doença durante a gravidez. Sintomas:  febre, linfadenopatia (gânglios inchados) especialmente cervical posterior (pescoço e nuca), exantema (manchas avermelhadas), hepatoesplenomegalia (aumento do fígado).

Medidas de controle: evitar o consumo de carnes cruas e/ou mal passadas; consumir água de procedência segura; eliminar fezes de gatos em lixo seguro; proteger as areias de parques e construção para evitar o uso pelos gatos; lavar as mãos após manipular carne crua ou terra/areia; mulheres grávidas devem evitar o contato com fezes de gatos e adotar as demais medidas relacionadas à doença.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74588/visualizar/