Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 16:24

    Imprimir


Os presidentes da Unimed Cuiabá, João Bosco de Almeida Duarte, e do Programa de Ação Social da Cooperativa (PróUnim), Maria Alice Thommen, participaram, hoje (29) de manhã, do lançamento da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Cuiabá é a 26ª Capital do país a receber o evento, coordenado de maneira itinerante pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

O prêmio foi criado em 2004 pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos). O objetivo é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). “É uma honra poder contribuir para a promoção de um mundo mais justo e solidário. Ao assumir esta diretriz, acredito que estamos no caminho certo”, afirmou João Bosco.

Para a presidente do PróUnim, a municipalização das metas do milênio é essencial para a disseminação de atitudes comprometidas com o bem-estar social. “A ideia de lançar o prêmio nas Capitais incentiva a promoção de ações e projetos voltados à igualdade e ao equilíbrio social”, destacou. A Unimed Cuiabá e Fiemt são exemplos de organizações do setor privado que contribuem para o cumprimento dos ODM’s.

De acordo com o secretário do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Loures, as metas consolidam um esforço mundial integrado de tornar sustentável a vida do planeta. “Para que se tornem realidade, os objetivos do milênio precisam ser transformados em projetos e ações sintonizadas com as particularidades de cada local”.

Os objetivos do milênio - As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como os Oito ODM’s. As oito metas significam uma atitude para tornar o mundo mais justo e solidário até 2015. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

As inscrições para a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil são gratuitas e podem ser feitas até as 23h55 do dia 31 de outubro. Podem ser inscritas práticas que atendam a um ou mais objetivos. As práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em 2007, o projeto Coorimbatá, de Mato Grosso, foi premiado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74623/visualizar/