Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 14:46

    Imprimir


Por que tantos estudantes derrapam no dia do vestibular ou do Exame da Nacional do Ensino Médio (ENEM)? O que faz com que candidatos bem preparados fiquem tão nervosos e tenham “brancos” e sensações físicas, como taquicardia, suor excessivo e tremores?

Segundo Celso Lopes de Souza, médico psiquiatra especialista em transtornos de ansiedade e professor de Química do Anglo Vestibulares, isso é muito comum. “Por isso, o equilíbrio emocional é um dos segredos para ter sucesso no vestibular. A busca pelo equilíbrio exige tempo e acordar para isso no fim do segundo semestre pode ser tarde demais”, alerta.

Para identificar se o estado emocional está abalado, alunos e familiares devem ficar atentos a alguns sintomas: insônia ou sonolência excessiva, irritabilidade persistente, alteração de peso para mais ou para menos, dificuldade de manter a concentração, obsessão com os estudos com nítido comprometimento da vida social e tristeza persistente.

“A simples percepção de que há algo errado é o primeiro passo para o acerto da trajetória. E nessa hora, o apoio familiar é decisivo na confiança do candidato”, diz. “A atividade física também é uma excelente aliada do equilíbrio emocional. Como cada caso é um caso, se os sintomas persistirem, um profissional deve ser consultado”, acrescenta.

O professor explica, ainda, que é decisivo saber a matéria e ter confiança no conhecimento que tem. “È necessário encarar a prova como uma fase a ser superada; ter entusiasmo, viver o momento, pensar que pode superar esse desafio sem se preocupar com as cobranças, e entender que fez o máximo que podia. Se não for aprovado, o aluno deve continuar estudando até o próximo processo seletivo”.

Para o restante deste segundo semestre, ele orienta: “o foco deve ser entender a matéria e não decorá-la. A memorização dos conteúdos, além de desnecessária para os bons vestibulares, é impossível e gera frustração”, finaliza.





Fonte: Anglo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74643/visualizar/