Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 26 de Setembro de 2011 às 07:27
Por: Ângela Gimenez

    Imprimir


A Câmara de Sorriso aprovou em 1ª e única votação o projeto de lei do Executivo que disciplina a destinação final de pneus e resíduos de pneumáticos inservíveis no Município.

Conforme a matéria, todas as empresas que atuam direta ou indiretamente no setor de pneus, como revendedoras, borracharias, recapadoras e bicicletarias, ficam obrigadas a dar destinação final adequada aos pneus e seus resíduos. As empresas também deverão efetuar cadastro e licenciamento ambiental na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Na opinião do presidente da Câmara, Luis Fabio Marchioro (PDT), a medida tem como objetivo diminuir os danos ao meio ambiente. “Como já existe um local adequado e uma associação responsável pelo gerenciamento, agora estamos disciplinando a entrega dos pneus e dos resíduos para que os impactos ambientais sejam amenizados”, disse, acrescentando que Sorriso possui um grande potencial de consumo de pneus e se não houver o monitoramente adequado, os mesmos, se deixados em locais inapropriados, também servirão de criadouros para mosquitos e pragas.

Para o vereador Chacrinha (PR), dar o destino correto aos pneus deve ser um compromisso de todos. “Os donos de veículos e de maquinário agrícola não precisarão mais se preocupar com o destino desses descartes pois as lojas que os venderam se encarregarão disso”, complementou.

ECOPONTO – Em março deste ano foram inauguradas as novas instalações do Ecoponto. O local, criado em 2005, tem como objetivo receber pneus inutilizados e encaminhá-los à reciclagem. Em outubro passado, a Câmara de Sorriso autorizou a Prefeitura a celebrar termo de cessão de uso de um barracão de seis mil metros quadrados com Associação de Pneumáticos de Sorriso (ASPS).

Desde 2009, quando foi criada, a ASPS é a responsável pelo gerenciamento do Ecoponto. Em 2010, a associação recebeu 284 toneladas de pneus.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75119/visualizar/