Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Setembro de 2011 às 06:46

    Imprimir


Os delegados que participarão da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, estão sendo eleitos. A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza, e a secretária de Articulação Sindical, Maria Luiza Zanirato, participarão do evento, como delegadas suplente e titular, respectivamente.

Jocilene Barboza ressalta a importância da participação dos trabalhadores da educação, especialmente as mulheres. "Mais que isso, é essencial que se envolvam e façam a mobilização para que este espaço traga apresentação de propostas a fim de assegurar a implementação de políticas públicas para as mulheres nos municípios e no Estado", afirma.

A etapa municipal de Cuiabá contou com a participação de 176 delegadas credenciadas. Segundo Maria Luiza Zanirato, temas abrangentes voltados às mulheres foram debatidos. “Discutimos e fizemos propostas para o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que é de 2007, e precisa ser atualizado para garantir melhores condições de vida e igualdade para as mulheres. Ela acrescenta que o Sintep/MT também ressaltou a importância dos debates acerca do trabalho decente e suas políticas. “Na educação, a importância da garantia de uma educação de qualidade e que inclua as questões de gênero nas discussões, tanto no ensino básico quanto superior, foram destacados”, frisa.

Maria Luiza Zanirato conta que o município de Cuiabá não possui um Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, e afirma que a preocupação a respeito da falta de um órgão administrativo que execute as políticas voltadas às mulheres, com base no Plano, foi apontada na Conferência. “O Plano Municipal de Políticas para as Mulheres não foi aprovado por não existir um Conselho. As propostas feitas foram no sentido da reconstituição e regularização do Conselho, que possibilitará a aprovação do Plano na Câmara Municipal e a futura execução das políticas públicas para as mulheres em Cuiabá.

Avaliação das ações - Já no âmbito nacional, a Conferência ocorrerá entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2011, em Brasília (DF), e terá como subsídio o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O documento foi aprovado na 2ª Conferência, em 2007, cujas ações e políticas propostas serão avaliadas, atualizadas e aprimoradas pela 3° Conferência Nacional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75470/visualizar/