Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 15:11
Por: Vania Costa

    Imprimir


Na Sessão Ordinária de ontem (21), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) defendeu a importância da prevenção ao câncer de mama, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil.

Na oportunidade o parlamentar apresentou um Projeto de Lei que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama denominada mundialmente de “Outubro Rosa”.

O presidente da comissão disse que a proposta é sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama.

“Todas as ações vão ser direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce”, destacou Pinheiro.

O deputado explica que no Brasil já existe um movimento conhecido internacionalmente com o nome “Outubro Rosa”. Pinheiro contou que o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Este movimento começou nos Estados Unidos, onde os vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama”, explicou.

Emanuel Pinheiro disse que para propagar ainda mais a campanha no Estado de Mato Grosso, sugere que os municípios sejam enfeitados com laços rosas, principalmente nos locais públicos, sejam realizado desfiles de moda com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliches e outros entretenimentos que influencie a participação da sociedade.

“A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa, e o Estado de Mato Grosso não pode ficar fora dessa luta contra o câncer de mama que ceifa a vida de tantas mulheres”, argumentou o deputado Emanuel Pinheiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75531/visualizar/