Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Setembro de 2011 às 14:23

    Imprimir


A cidade de Confresa, localizada a 1.200 quilômetros de capital Cuiabá, na região do Norte Araguaia, atingiu nesta quarta-feira, 21, condições climáticas muito parecidas com a que são registradas no Deserto do Saara, uma das zonas mais inóspitas do planeta. A umidade relativa do ar caiu para a casa dos  13%. No Saara, essa umidade varia durante o dia entre 13 e 15%.

O período seco está castigando a população da cidade e da região. Não chove em Confresa desde maio - o que piora ainda mais a situação. Já são mais de 130 dias de estiagem. A previsão sobre a possibilidade de chuvas são desanimadoras.  Por 3 dias consecutivos a cidade de Confresa está como a menor umidade relativa do Ar do estado de Mato Grosso.

A falta de chuva já começa apresentar seus sinais. Houve um aumento de 40% nos atendimentos no hospital municipal devido a problemas respiratórios. O  Rio Cacau,  pela qual é feito o abastecimento da rede de água ,  praticamente secou e a população já está ficando sem água potável.

Com a seca vem a facilitação para incêndios. Cerca de aproximadamente 160 mil hectares de várias propriedades da região do Araguaia já foram destruídos pelo fogo.

Desde segunda-feira,  19,  três cidades do Norte Araguaia estão sobre estado de atenção pela Defesa Civil de Mato Grosso devido à baixa umidade do Ar que se registra nas cidades, que tem media entre 13% e 19%, índices muito abaixo do necessário que é entre 60% e 100%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75544/visualizar/