Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Setembro de 2011 às 11:06

    Imprimir


Ontem, 18, em Mirassol D"Oeste, ocorreu a formatura de 35 Guardas-Mirins. A cerimônia teve inicio com a execução do hino nacional brasileiro, tocado pela Banda Marcial do 2º Batalhão de Fronteira do Exército brasileiro, sediado em Cáceres.

Dentre os presentes estavam o vice-governador Chico Daltro, o comandante da Policia Militar Regional Oeste, Cel PM Cilson, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Riva, o deputado Português, a Delegada Elisabety dos Reis Garcia, da DEAM de Cáceres, vereadores de Mirassol D"Oeste, militares da Marinha Brasileira, vereador Wancley de Pontes e Lacerda, que levou 3 integrantes da Guarda Mirim daquela cidade, imprensa local, entre outros.

A aluna Dandara, 1º Sargento Mirim, designada como Comandante Geral da Guarda Mirim, apresentou os formandos ao Exmo Sr. Vice-Governador Chico Daltro, que passou em revista a tropa.

Na ocasião foram falados sobre o histórico da criação da Guarda Mirim; do apoio financeiro do empresário Roberto Braga, que empresta uma sede para a Guarda Mirim, local esse que abrange aproximadamente meia quadra.

O diretor da Guarda Mirim, sargento da reserva da Marinha, Nilomar Cunha, lembrou acerca do TAC, Termo de Acordo de Conduta, intermediado Ministério Público junto a Justiça Estadual, que beneficiou o projeto com vinte mil e setecentos reais, usados para a compra de kimonos, roupas para a capoeira e instrumentos musicais.

Foi dado enfoque à finalidade da missão do projeto guarda mirim que é a inclusão social dessas crianças e adolescentes no mercado de trabalho. O diretor solicitou apoio dos membros do Judiciário, Legislativo, Executivo, Empresários, dentro das diretrizes, que adotem um Guarda Mirim na sua instituição ou empresa, conforme estabelece as leis.

Na Guarda Mirim eles têm formação militar, no tocante a continência e a disciplina, que abrange ordem unida, postura e cidadania. Cultivam o patriotismo, ética, disciplina, competência, qualidade, honestidade, apresentação pessoal, motivação, auto-estima, comunicação, trabalho em equipe, perspectivas pessoais e profissionais. Os alunos assistem palestras do Corpo de Bombeiros (primeiros socorros) e da Policia Federal (prevenção ao não uso de drogas), ambos lotados na cidade de Cáceres, distante 85 KM de Mirassol D"Oeste.

Foi falado que no dias 24 próximo haverá uma palestra com a professora Glayciane da UNEMAT, sobre orientação profissional; que nos dias 28, 29 e 30 de outubro haverá um curso de capacitação dado pelo Ministério da Defesa fazendo deles multiplicadores na divulgação da problemática da DST/HIV/AIDS e, que também o diretor da Guarda Mirim estaria agendado com a PRF uma palestra sobre educação no trânsito, entre outras.

O projeto, segundo ele, trouxe novas perspectivas de trabalho e ações junto aos integrantes da Guarda Mirim. Com ele, foi possível estruturar, sistematizar e modernizar as ações já existentes e programar outras.

Chamou a atenção quando o diretor relatou extratos de fichas de alguns alunos, no espaço cedido para eles contarem um pouco de sua história,onde foi feita uma ligeira alteração, fins preservar os nomes desses jovens:
"... minha família é analfabeta..."; "... quero aprender algo para ensinar minhas duas irmãs que estão na APAE..."; "... já passamos por temporais, mas o amor entre nós superou os mesmos."; "... poucas vezes vejo meu pai e, quando ele aparece, promete coisas e só me ilude..."; "... meus pais são separados e meu padrasto joga minha mãe contra seus filhos. Lá as discussões são freqüentes ..."; "...ano passado meus pais me mandaram para um abrigo para menor. Agora que voltei quero ter uma ocupação."-s]ão alguns trechos dos relatos.

O diretor destacou que uma das mais infelizes e trágicas características de nossa civilização é a excessiva desobediência aos pais da parte dos filhos, quando menores, e a falta de reverência e respeito, quando grandes. Os filhos obstinados ou mimados não apenas trazem para si mesmos perpétua infelicidade, mas também causam desconforto para todos que se relacionam com eles e prenunciam coisas ruins para os dias vindouros. Atualmente, o pai imagina que cumpre suas obrigações ao fornecer alimento e vestuário para os filhos e, ocasionalmente, ao agir como um tipo de xerife de moralidade. Com muita freqüência, a mãe se contenta em desempenhar a função de uma criada doméstica, tornando-se escrava dos filhos, realizando várias tarefas que estes poderiam fazer, para deixá-los livres em atividades frívolas, ao invés de treiná-los a serem pessoas úteis.

E mencionou quatro principais deveres confiados aos pais:
- Primeiro - Instruir seus filhos. Eles não são pequenos demais para entendê-los.

- Segundo - Boas instruções precisam ser acompanhadas de bons exemplos. O ensino proveniente apenas dos lábios provavelmente será ineficaz. Os filhos são espertíssimos em detectar inconsistências e rejeitar a hipocrisia.

- Terceiro - A instrução e o exemplo precisam ser reforçados mediante a correção e a disciplina. Antes de tudo, isto implica no exercício de autoridade.

- Quarto. Instrua seus filhos no caminho do Senhor.

Pais é preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio, o escândalo ao vazio. Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados, de e empresários de mesa de bar, pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam.

Um momento marcante foi quando os pais colocaram as platinas (divisas) nos uniformes dos seus filhos e, posterior foi realizado o juramento à bandeira da Guarda Mirim.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75696/visualizar/