Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 19 de Setembro de 2011 às 10:35
Por: Fabiola Ost

    Imprimir


Os vereadores Marcelo Lincoln (PR) e Leocir Faccio (PDT) visitaram no sábado (17.09) o Projeto de Assentamento Jonas Pinheiro – Poranga, para verificar se estão sendo implantados programas do município e do Estado e colher reivindicações dos assentados.

Uma das necessidades apontadas pelos moradores foi o repasse dos recursos para conclusão das casas.

Conforme o vereador Leocir, em audiência no INCRA no dia 04 de agosto, os parlamentares constataram que os recursos para construção da 2ª etapa das casas já estava disponível no banco. Mas, conforme os assentados, por enquanto o recurso não foi repassado.

Quanto ao programa de irrigação do Governo Federal, segundo alguns moradores do assentamento, não há previsão para início, nem mesmo manifestação do poder público.

Os vereadores verificaram que o município está fazendo alguns buracos no local que servem para depósito de água. Mas, mesmo com a ajuda da prefeitura, os moradores reclamam que não tem condições de realizar as outras etapas. “A ajuda da prefeitura foi importante, mas por enquanto não temos dinheiro para adquirir a lona plástica para reter a água”, disse o assentado João.

Com relação ao programa de recuperação de solo, os assentados queixaram-se que não estão conseguindo ajuda.

Segundo Genésio, os assentados compraram o calcário, realizaram as análises de solo e a prefeitura ficou de participar com o frete, mas o calcário não chega às propriedades. “Os pequenos produtores sofrem com a seca e a falta de recursos para produzir”, pontuou Leocir.

Os assentados apresentaram também a necessidade de apoio para preparação de mais produtores de colméias para produção de mel. No assentamento há 58 famílias interessadas na produção de melgueiras, que tem custo de aproximadamente R$ 50,00 a unidade.

“Seria uma renda extra para as famílias, sem muito custo. Além das famílias protegerem a sua propriedade e dos vizinhos contra queimadas na produção do mel”, salientou a moradora Clarice.

Durante a visita, os vereadores verificaram também que os assentados trabalham com a industrialização de diversos produtos coloniais em forma de conservas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75700/visualizar/