Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Setembro de 2011 às 02:28
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


As Companhias de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a de São Paulo (Sabesp), as duas mais importantes empresas do setor, estão decididas a disputar de forma conjunta a administração da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande.

Será a primeira experiência conjunta das duas gigantes do setor de saneamento fora de seus respectivos Estados, caso os prefeitos Chico Galindo (PTB-Cuiabá) e Tião da Zaeli (PSD-Várzea Grande) demonstrem mais interesse em conhecer as propostas preliminares dos técnicos.

Segundo apurou o Olhar Direto, na noite deste domingo, técnicos de ambas as empresas desembarcam na terça-feira em Cuiabá e Várzea Grande para sondagens mais criteriosa no sentido de mostrar a viabilidade de um convênio de cooperação e parceria com as duas maiores cidades de Mato Grosso.

Detalhe: a celebração de um convênio seria muito menos traumática do que venda da concessão para o setor privado. "O convênio seria firmado com base na lei 11.445, de fevereiro de 2005, que respalda a parceira entre os entes da federação em níveis estadual e municipal", declarou uma fonte da Sanecap.

Outro detalhe: os governos de Minas Gerais e de São Paulo seriam avalistas do contrato de cooperação, cujos detalhes serão expostos por ténicos da Copasa e da Sabesp para os prefeitos. Todavia, é preciso que ambas as cidades tenham seus Planos Municipais de Saneamento (PMS).

Neste aspecto, Cuiabá sai na frente, porque já tem o seu PMS. Várzea Grande ainda não tem um, mas já iniciou contatos com uma empresa de Goiás para concretizar o seu PMS. Contudo, caso Tião da Zaeli confirme suas intenções de conveniar com as duas empresas, ambas podem agilizar o PMS da Cidade Industrial.

Saiba mais sobre a Sabesp

A Sabesp é uma empresa brasileira concessionária de serviços de saneamento básico, localizada em São Paulo. Com economia mista, de capital aberto, tem ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York. Seu principal acionista é o governo do Estado de São Paulo.[1]

A Sabesp atua em serviços de água e esgotos em 364 dos 645 municípios paulistas, inclusive na Capital (dados de maio/2009). Vinte e seis milhões de habitantes são beneficiados por atendimentos de serviços de água e esgoto.

Saiba mais sobre a Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA é uma sociedade de economia mista, sediada no município brasileiro de Belo Horizonte, que presta serviços de saneamento no Estado de Minas Gerais, que é o seu maior acionista.

Atualmente, é responsável pelo abastecimento de água tratada e coleta de esgoto sanitário na maioria dos municípios mineiros. Dos 853 municípios mineiros, a Copasa está presente em 620 deles, o equivalente a mais de dois terços da população daquele estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75746/visualizar/