Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 17 de Setembro de 2011 às 08:45

    Imprimir


Fontes do governo do Estado já dão como certo que o governador Silval Barbosa (PMDB) deverá transformar a Agência Executora de Obras da Copa do Mundo (Agecopa) em Secretaria Extraordinária ou Especial, ou seja, retirar o status gerencial e orçamentário de empresa independente e passa-la para a estrutura vinculada do Poder Executivo estadual.

A decisão está sendo amadurecida depois do impasse gerado na relação entre o diretor-presidente da Agecopa, Éder Moraes, e o diretor de infraestrutura, Carlos Brito, que em reunião durante boa parte do dia de ontem com o governador, mantiveram-se reticentes a um entendimento que levasse a bom termo a gestão da entidade que começa a sofrer com a difícil relação dentro da mesma.

Os técnicos do governo do Estado, inclusive já estiveram conversando com deputados da Assembleia Legislativa para analisar como seria a transformação e seus efeitos para evitar que isto trouxesse prejuízos ao evento Copa do Mundo e ao governo do Estado, que nesta semana amarrou importantes convênios e linhas de crédito para financiamento de obras de mobilidade urbana ou de sistema de transporte coletivo.

A grande vantagem que se teria é o fato de que os empréstimos contratados até o momento, bem como as negociações feitas em termos de governo federal ou empresas, foram todas em nome do governo do Estado como pessoa jurídica e não da Agecopa, o que facilitará a eventual transformação da Agência em Secretaria Extraordinária ou Especial, que são aquelas com tempo de existência pré-definidos.

A transformação em Secretaria Extraordinária ou Especial seria ainda mais fácil por já existirem estruturas no staff governamental que se encontram sem ser utilizadas, o que permitiria ainda mais a transposição de todas as competências da Agecopa em Secretaria de Estado, mantendo o mesmo "status quo" das demais secretarias e com um diferencial, o fim dos mandatos dos diretores e de outros impedimentos, além de um maior controle financeiro a ser exercido pelas secretarias de Fazenda e de Planejamento.

A decisão deverá ser tomada nas próximas horas, sendo que o governador Silval Barbosa receberá todas as informações e projeções possíveis nos próximos dias para então dar sua chancela ou não à proposta.

O governador teria apenas um receio, de que mudanças na Agecopa zerassem os processos iniciados pela entidade em relação ao GCopa do governo Federal, e junto a Fifa e a CBF que acompanham todo o desempenho dos estados, sedes dos jogos, além de atrapalhar o processo licitatório de obras e de desapropriação que se encontram em andamento.

Segundo informações, o governador não admite falar em atrasos no calendário e em ações que comprometam os acordos firmados por seu governo com os demais entes envolvidos na questão da Copa do Mundo e das obras de mobilidade urbana.




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75925/visualizar/