Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Setembro de 2011 às 07:52
Por: SÉRGIO ROBERTO

    Imprimir


A implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT – em Tangará da Serra deverá ser uma realidade para 2002. Pelo menos esta foi a impressão deixada durante o encontro entre o reitor da UFMT, Paulo Speller, e o prefeito Jaime Muraro, ontem, no balneário Salto das Nuvens.

Speller chegou em Tangará ontem por volta das 13 horas, juntamente com os demais membros da reitoria da UFMT. O prefeito Jaime Muraro e o presidente da Câmara de Vereadores, Toninho Vaca Gorda, o aguardavam para uma reunião almoço no Salto das Nuvens. No local, o reitor da UFMT recebeu de Jaime Muraro a confirmação de que há disposição em se firmar uma parceria, com o município cedendo o espaço físico e a universidade se responsabilizando com os demais custos.

O vereador Toninho Vaca Gorda, idealizador da implantação do campus em

Tangará, ficou muito otimista com a possibilidade da parceria e chegou a comentar que o processo já pode se considerar irreversível. “Tangará da Serra terá um campus da UFMT”, comentou junto a outros vereadores.

Paulo Speller, por sua vez, preferiu não afirmar nada de concreto,

limitando-se a comentar que o campus de Tangará dependerá mais do município do que da própria universidade.

Ele também enalteceu a disposição das autoridades do município, como o prefeito Jaime Muraro e o presidente da Câmara, Toninho Vaca Gorda, em criar as condições favoráveis para a concretização do projeto. “Estamos em fase de análise da região, mas posso dizer que uma semente foi plantada. Há o interesse, o que é um fator de facilitação, e a região é bastante privilegiada, com potencial de sobra para comportar um campus da UFMT”, disse Speller.

Após a reunião, a reitoria seguiu com as autoridades tangaraenses para visitas em vários pontos da cidade. Entre estes pontos foi incluída a Escola Ayrton Senna, atualmente desativada mas com uma excelente infra-estrutura. A escola é particular mas está sendo adquirida pela prefeitura local, podendo ficar à disposição da UFMT quando da implantação do campus.

ORÇAMENTO - Paulo Speller afirmou que a implantação do campus em Tangará da Serra é um projeto que está incluído no processo de expansão da UFMT. Neste processo se inclui um trabalho para dobrar o número de universitários, dos atuais 15 mil para 30 mil em quatro anos, além de melhorias na qualidade dos cursos de graduação.

No entanto, Speller afirmou que a situação administrativo-financeira da UFMT não é das melhores, a começar pelo déficit de R$ 4 milhões vivido pela instituição. “Estamos realizando um estudo para sanar este problema, e em fevereiro deveremos entregar um relatório no Ministério da Educação e Cultura”, disse o reitor.

Ele também afirmou que no relatório irá constar uma solicitação de aumento do orçamento anual da UFMT, que atualmente é de r$ 6,5 milhões. “Precisamos de pelo menos o dobro deste orçamento para executarmos os projetos que temos para os próximos quatro anos”, finalizou Paulo Speller.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75934/visualizar/