Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 15 de Setembro de 2011 às 09:45
Por: RAFAEL COSTA

    Imprimir


Montagem/MidiaNews
Taques, Mendes, Galindo e Maluf articulam união política visando às eleições de 2012 e 2014
Taques, Mendes, Galindo e Maluf articulam união política visando às eleições de 2012 e 2014

Uma silenciosa articulação nos bastidores da política pode culminar, futuramente, na formação de um megabloco partidário para atuar em conjunto nas eleições de 2012 e 2014. A aliança englobaria os partidos derrotados na eleição de 2010 para governador de Mato Grosso - PSB, PDT, PPS, PV, PSDB, DEM e PTB.

Pelas conversas mantidas inicialmente, o prefeito Chico Galindo (PTB) desistiria da reeleição e apoiaria a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Palácio Alencastro. A vaga de vice-prefeito na chapa encabeçada por Mendes ficaria com o PSDB, que venceu as últimas quatro eleições para prefeito de Cuiabá.

Isso seria possível pelo recuo da pré-candidatura ao Palácio Alencastro do deputado estadual Guilherme Maluf. Em troca, o tucano seria beneficiado com apoio do "blocão" para concorrer, em 2014, a uma vaga na Câmara Federal.

Ao desistir de concorrer a prefeito em 2012, Galindo receberia apoio do bloco partidário, dois anos depois, para ser candidato ao Senado. Por outro lado, o senador Pedro Taques (PDT) seria candidato ao Governo do Estado, com apoio irrestrito dos partidos.

"É um processo de união que é visto com simpatia e pode perfeitamente se consolidar. Ainda vamos avançar nestas conversas", informou uma fonte ao MidiaNews.

Essas conversações têm ocorrido sigilosamente, entre as lideranças políticas das siglas. A ideia é unir forças para vencer o bloco da situação, composto por PR, PT, PMDB, PP e PSD, que formam as bases dos governos estadual e federal.

O entendimento é de que a oposição não suporta duas candidaturas em eleições majoritárias, evidenciada pelo pleito de 2010, quando não houve segundo turno contra Silval Barbosa (PMDB), devido à pulverização de votos motivada pelas candidaturas de Mauro Mendes (PSB) e Wilson Santos (PSDB).

As conversas, ainda tímidas, já levaram o vereador Edivá Alves (PSDB) ser citado para concorrer a vice-prefeito, na vaga que seria reservada ao partido. O parlamentar está no quinto mandato e negocia sua transferência para o PSD. Porém, o projeto futuro levaria a possibilidade de descartar a troca partidária.

Efeitos da negociação

Por conta desta articulação partidária, Mauro Mendes foi convidado pelo deputado federal Valtenir Pereira para assumir o diretório municipal do PSB de Cuiabá. Ele aceitou e toma posse nesta quinta-feira (15).

Embora o parlamentar não consiga viver harmoniosamente com o empresário, ofereceu a proposta para evitar que Mendes saía do partido para construir o projeto de candidatura em outra legenda.

O presidente do PSB nacional, governador Eduardo Campos (PE), defende candidaturas próprias nas capitais onde houver viabilidade e inclui Cuiabá. Campos mantêm proximidade com Mendes em atividades empresariais.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76006/visualizar/