Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 15 de Setembro de 2011 às 09:04
Por: Vania Costa

    Imprimir


Em cumprimento ao acordo firmado em maio deste ano com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) e com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Mato Grosso (Sinpen), Dejamir Soares, o governador do Estado Silval Barbosa (PMDB) anunciou na última segunda-feira (12) a construção de 120 leitos no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, 60 leitos no Hospital Santo Helena, que inclusive já está em andamento e devem ser concluídas nos próximos 30 dias, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na capital e uma no município de Várzea Grande e construção do novo Hospital Universitário Julio Muller e retomada das obras do Hospital Central.

Em reconhecimento ao apoio o presidente do Sinpen esteve na tarde desta terça-feira (13) no gabinete do deputado Emanuel Pinheiro para agradecer e externar a satisfação de toda a categoria. “Agradecemos o apoio do deputado Emanuel Pinheiro, que sem medir esforços abraçou a causa da categoria e da sociedade, foi à luta conosco, levou o nossa bandeira ao governador do Estado e hoje é com alegria que estamos aqui em seu gabinete para reconhecer o apoio”, declarou Dejamir.

Conforme o presidente do Sinpen o convênio para a construção do novo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), na estrada para Santo Antônio do Leverger, e a reestruturação do atendimento neuropsiquiátrico e para dependentes químicos no Estado foram assinados pelo governador. Ainda informou que o governador determinou urgentes estudos para concluir as obras do Hospital Central por meio de uma parceria público-privada (PPP).

Emanuel Pinheiro disse que o Hospital Central começou a ser construído em 1984, com um projeto voltado para atender à demanda de serviços de média complexidade, ou seja, um grande hospital geral com internação clínica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica. Com uma área construída de 15 mil metros quadrados, o Hospital Central estava projetado para contar com 136 leitos, sendo seis para UTI infantil e 31 para internação pediátrica.

O deputado informou que o novo Hospital Universitário  está orçado em R$ 120 milhões, divididos entre o Governo e a Universidade e será referência para casos de alta complexidade. Do total de 250 leitos, serão 23 leitos de UTI adulto, 16 de UTI pediátrica, 20 de UTI neonatal e 26 leitos de pronto-atendimento adulto e infantil. A estrutura também contará com sete salas de parto, seis salas de cirurgia, três salas para endoscopia cirúrgica, além de banco de leite, banco de sangue, farmácia, clínica de ginecologia e obstetrícia, e laboratórios.

Dejamir disse que o hospital terá 45 mil metros quadrados, ampliando para 250 o número de leitos, além de uma estrutura que inclui laboratórios, bancos de leite e de sangue.

Com satisfação Pinheiro disse que o governo Silval Barbosa tem se mostrado sensível aos problemas na saúde pública enfrentados pela sociedade e pela categoria, e tem cumprido gradativamente cada compromisso.

Emanuel Pinheiro disse que o Estado autorizou a operacionalização de novos tratamentos de saúde referentes à alta complexidade, psiquiátricos e de dependentes químicos. O que inclui a reestruturação do o antigo Hospital das Clínicas, transferência do hospital Adalto Botelho para o Hospital Neuropsiquiátrico e criação de um Pronto Atendimento 24 horas para pessoas com transtornos mentais. A previsão é que até o final deste ano as adequações físicas para oferecer estes serviços estejam concluídas e no início de 2012 os serviços sejam entregues à população.

Foi autorizado também nova ação no Hospital Metropolitano em parceria com Universidade de Várzea Grande (Univag) e Estado de Mato Grosso, para realizar atendimentos odontológicos de alta complexidade.

O deputado convidou o presidente Dejamir Soares e toda a categoria pra participar na próxima quinta-feira (15), às 14h30min, da reunião da Comissão de Direitos Humanos, na Assembleia Legislativa para expor para a sociedade, ao vivo pela TV Assembleia a satisfação e os agradecimentos ao governador do Estado e esclarecimentos sobre cada obra. Dejamir informa que a categoria e o presidente da comissão vão conceder coletiva a imprensa para relatar passo a passo a luta em defesa de saúde de qualidade para a população mato-grossense.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76013/visualizar/