Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 14 de Setembro de 2011 às 09:45

    Imprimir


Os 14 deputados estaduais de Mato Grosso resolveram agir e reforçar os pedidos do governador Silval Barbosa (PMDB) em relação às perdas financeiras do Tesouro Estadual. Na reunião do Colégio de Líderes, que define a pauta de votação das matérias na semana, o único assunto discutido foi a situação do caixa do Tesouro Estadual e a disposição do governo federal em não reafirmar compromissos como o repasse da Lei Kandir para ressarcimento da desoneração dos produtos destinados à exportação, que neste ano são estimados na ordem de R$ 345 milhões e que para 2012 foram vetados pela presidente Dilma Rousseff.

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), ontem mesmo já solicitou ao coordenador da bancada federal do Centro-Oeste, deputado Wellington Fagundes (PR), que agende várias audiências começando pelos próprios senadores e deputados federais de Mato Grosso e depois por membros do governo federal para que os 24 deputados estejam em Brasília numa demonstração de unidade em busca de garantir o ressarcimento das perdas financeiras do Estado.

O líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB), ponderou que Mato Grosso mantém seu equilíbrio, mas é necessário se tomar medidas para evitar que amanhã o problema cresça e fuja do controle. "Temos o Estado que é responsável por 40% do superávit da balança comercial do Brasil, mas em contrapartida nosso ressarcimento não está entre os maiores, pelo contrário fica bem aquém da realidade, o que é um erro no tratamento do governo federal com quem contribui decisivamente para o crescimento do país", disse o presidente da Assembleia, José Riva.

O deputado Ezequiel Fonseca (PP) foi mais longe, ao cobrar que haja por parte da União um tratamento diferenciado com Mato Grosso, que tem se demonstrado um parceiro do governo federal e o líder na produção agrícola. "Nossa condição de líder na produção agrícola quase nada tem influenciado de positivo para o Estado, mas para a União é essencial, então nada mais justo que sermos recompensados pela nossa contribuição enquanto gerador de riqueza e divisas", frisou o parlamento que tem sua base eleitoral nas regiões Oeste e Centro Norte do Estado.

Romoaldo Júnior sinalizou que os deputados estaduais estão unidos e vão em busca de reforçar ainda mais as cobranças do Estado com os senadores e os deputados federais para que o governo federal sinalize pelo restabelecimento dos compromissos com a Lei Kandir, entre outros benefícios de ressarcimentos devidos ao Tesouro do Estado de Mato Grosso.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76100/visualizar/